Espetáculo do Tocantins viaja a São Paulo
O espetáculo palmense “Um Ator”, de Marcial Asevedo, se apresentará em sessão única esta quarta-feira, 13, no SESC Jundiaí, no estado de São Paulo. O espetáculo discute os caminhos para a formação do ator e já foi apresentado em Uberlândia/MG, Gurupi e Palmas – onde fez quatro apresentações até agora.
Marcial Asevedo, ator e idealizador da peça, é professor do curso de teatro da Universidade Federal do Tocantins. Se formou ator na UNICAMP/SP e recebeu seu mestrado na UFU/MG. Sua busca cênica por um ator expressivo o levou a uma pesquisa a respeito da corporeidade festiva em relação a práticas xamânicas para expressão do inconsciente pessoal. Sua pesquisa também inclui a Poesia como Dramaturgia. Além do espetáculo, Marcial vai ministrar uma oficina com duração de três dias sobre sua proposta de formação para o ator. Essa oficina já foi realizada duas vezes em Palmas, atraindo novos atores e novas experimentações para o teatro local.
O solo Um Ator foi desenvolvido como uma “aula-espetáculo” e é quase uma pergunta, sem nenhuma resposta. Em cena, o ator professor conta sobre seus medos para tentar justificar escolhas pedagógicas. Cita autores para impulsionar partes do seu corpo e seus centros de energia criativa. Tenta explanar cientificamente o que é uma fada, e os perigos conceituais em segui-la. Constrói metodologias de escrita poética advindas do caos. E apresenta uma cena dramática quase como uma afronta aos limites do pensamento contemporâneo. A crítica tem descrito o espetáculo como “uma Ode à arte de ser ator” (Ana Elisa Martins – O Girassol) e “um espetáculo com sensibilidade e honestidade, belo e tocante, em que o imbricamento entre vida e obra se dá de forma organicamente elaborada.” (Yaska Antunes – UFU). Além de Jundiaí, o espetáculo tem apresentações marcadas em Manaus/AM e São Paulo/SP.