• Palmas - TO, 29.09.2025

O trabalho celebra uma vocação até então desconhecida de Paulo Vieira

  • Entretenimento
  • 01/12/17 09:39
  • Divulgação

Humorista Paulo Vieira se lança na carreira musical com o EP “Circo das Pulgas”

“Paulo Vieira é um homem do seu tempo. Um artista deste tempo. Multifacetado. Humorista de sucesso, ator que sabe sentir e interpretar a alma do seu povo, fazendo um trabalho voltado e focado no dia a dia das famílias brasileiras. Mas isto não é tudo. Faltava a música. Faltava um lado da história dele que até então ninguém conhecia. Agora não falta mais.” As palavras da jornalistas e apresentadora Leda Nagle, em crítica sobre o trabalho do renomado humorista, anunciam uma nova etapa na carreira do artista tocantinense.

Muito além do “Emergente como a Gente” e shows de stand up comedy, Paulo Vieira agora pode ser prestigiado e aplaudido também como músico e compositor. Seu primeiro EP, “Circo das Pulgas” chega às plataformas digitais (Spotify, Deezer e iTunes, dentre outras) nesta sexta-feira, 1º. Com quatro faixas produzidas por Gustavo Ruiz – produtor ganhador do Grammy Latino de 2015 – todas as faixas são compostas e contam com a interpretação de Paulo Vieira.



Músicas

As músicas se voltam para referências musicais presentes em grandes clássicos do universo de música infantil brasileira, como “Os Saltimbancos”, “O Grande Circo Místico” e “A Arca de Noé”. Todas as faixas dão continuidade e nova roupagem à tradição de fazer música infantil com letras e melodias espertas e a ideia começou “quando um grande amigo meu falou que ia ser pai de uma menina. Me peguei pensando sobre qual seria o ‘Saltimbancos’ dela, qual disco a acompanharia como um amigo por toda vida.”

O trabalho celebra uma vocação até então desconhecida de Paulo Vieira: a música. “Durante 20 anos eu compus e cantei em segredo. Compus discos inteiros no meu quarto, no Tocantins, músicas que só foram escutadas pela minha única plateia e apoiador: meu irmão, que sempre me incentivou a mostrar para as pessoas o que só ele ouvia”, lembra o artista.

No time desta empreitada, estão renomados músicos da cena paulistana: o guitarrista Guilherme Held (Criolo), o baterista Sérgio Machado (Criolo, Metá Metá) e o pianista cubano Pepe Cisneros, além do próprio Gustavo Ruiz que assumiu o baixo elétrico nas gravações. O disco ainda conta com as participações das cantoras Ana Julia em “Cirandindinha” e das artistas tocantinense Mônica Soares em “Toda Mãe”.

A arte da capa ficou por conta da cantora Tulipa Ruiz. Tulipa é também ilustradora de mão cheia e irmã do produtor Gustavo Ruiz, o que enfatiza ainda mais o “clima família” do trabalho. “Circo das Pulgas” é um lançamento dos selos Matraca Records/ YB Music.

Social

Toda a renda arrecadada será revertida para a ONG “África Sorrindo”, um projeto de ação humanitária que leva ações de saúde bucal às zonas de miséria absoluta, principalmente na África, mas também em algumas cidades da América Latina.

Faixas:

01 – Cirandindinha

02 - Circo das Pulgas

03 - Toda mãe (Rômulo e Remo)

04 - Carta pra Malu

Perfil

Nascido em Trindade (GO), Paulo Vieira veio para o Tocantins ainda criança na companhia dos familiares. De família pobre, o artista começou a ajudar os pais ainda criança a fazer e vender salgados para ajudar no sustento do lar. Com a ajuda do irmão mais novo, visitava no contraturno escolar para vender salgados para os estudantes.

Na adolescência, a mãe de Paulo Vieira sofreu uma grave depressão e parou de fazer salgados, dificultando na renda familiar. Foi quando Paulo Vieira começou a utilizar do humor para tentar descontrair a mãe para momentos de mais alegrias. “E não é que deu certo? Consegui curar a depressão da minha mãe com o humor”, lembra o artista, ao falar sobre como se descobriu humorista.

Começou aos cinco anos em espetáculos teatrais e, aos 18 anos, deu a largada no stand up comedy, sendo pioneiro do estilo no Tocantins. Foi considerado o melhor humorista do Brasil por diversas vezes com prêmios como Multishow de Humor (2013), campeão do quadro “Quem Chega Lá?”, do Domingão do Faustão (2015) e “Destaque do Ano” no “Grande Prêmio Risadaria de Humor Brasileiro” (2015). Atuou no longa-metragem “Palmas eu gosto de tu” (Super 8), no curta “Ouça-me” (Super 8), nas séries "Adorável Psicose", do canal pago Multishow e integrou o elenco da segunda temporada do programa Comedy Central Apresenta. Atualmente, é partner no “Programa do Porchat”, da Record TV.

Ziraldo: "Esse menino é espetacular!"
Fábio Porchat: "A grande revelação do humor Brasileiro!"
Marcelo Madureira: "Paulo Vieira tem o melhor stand up que eu conheço no Brasil!" 
Marcelo Masfield: "É ovacionado toda vez que se apresenta"
Ariano Suassuna: "Não é todo dia que nasce um artista assim!"
Sua mãe (Dona Conceição): "Não lava nem o prato que come!"