• Palmas - TO, 18.11.2025

  • Cidades
  • 11/11/25 16:31
  • Jonas Amaral

Gurupi escreve uma nova história no associativismo com a posse do ACIG Jovem e a força dos jovens empreendedores

Por Jonas Amaral

A Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG) sediou, na manhã desta terça-feira, 11 de novembro, um evento que a história da cidade promete registrar como um marco: a posse do Conselho do Jovem Empresário de Gurupi (ACIG Jovem) para a gestão 2025-2026. A solenidade, realizada no auditório da ACIG, reuniu importantes autoridades e lideranças locais, consolidando a iniciativa como um pilar estratégico para o futuro socioeconômico de Gurupi e região.

O vice-prefeito Adailton Fonseca destacou a relevância do momento, classificando-o como “histórico”. Segundo ele, a criação da ACI-Jovem é a demonstração de que a Associação Comercial “começa a pensar efetivamente no futuro”. O conselho, formado por jovens de “extremo potencial”, tem o papel fundamental de “pensar o futuro do desenvolvimento econômico de Gurupi”, atuando como um motor de crescimento e inovação na cidade.

A presidente recém-empossada, Valéria de Cerqueira Lopes, ressaltou a missão central do conselho. Ela afirmou que a importância reside na necessidade de “motivar esses jovens empreendedores de Gurupi”. O objetivo é que eles busquem “melhorias no seu comércio” e consigam, assim, “movimentar a nossa cidade, a nossa região”.

Raimundo Bonfim – Presidente da ACIG

A diretoria que a acompanhará nesta jornada 2025-2026 é composta por: Victor Hugo Rodrigues Moreira (Vice-Presidente de Promoção de Eventos e Relações Institucionais), Dulle Kelly Lima (Vice-Presidente de Inovação, Formação e Educação), Pedro Gomes Cerqueira (Vice-Presidente de Comunicação), e mais nove conselheiros, sendo: Alef Felix Tarrão Silvestre, Jedher Caetano, Kamylla Botelho Viera, Lívia dos Santos Batista, Lorehn Maria Moretto Ribeiro, Marcus Vinicius Carvalho, Mario Antonio Sakai da Silva, Rafaela dos Reis Soares e Ricardo Dyeikson Salgado.

Adailton Fonseca – Vice-prefeito de Gurupi

Serviços cemitério Gurupi

A visão do empresário Raimundo Bonfim, presidente da ACIG, enfatizou a importância do associativismo e do legado empresarial. Bonfim destacou que a ACIG Jovem foi pensada para “manter o legado das empresas” e para fomentar a “sucessão”. O conselho, para ele, é um “histórico para Gurupi”, que permite ao jovem empreendedor “entender o que que é o associativismo” e encarar o “mundo selvagem do empreendedorismo” com aprendizado. Ele ainda previu que o modelo será “copiado” por outras regiões, reforçando o pioneirismo local.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Ivanilson Marinho, parabenizou a ACIG pela “bela iniciativa” de inserir o jovem empreendedor no processo de “sucessão empresarial”. Ele garantiu o apoio do poder legislativo, mencionando que a Câmara irá iniciar um processo de qualificação e formação através da Escola do Legislativo, a partir de dezembro. Marinho destacou a parceria entre Câmara, Executivo e iniciativa privada (ACIG) como crucial para o desenvolvimento, citando ainda a existência da Estação 4.0 e manifestando a certeza de que o conselho trará uma “mentalidade jovem para o empreendedorismo gurupiense”.

Hellen Goveia, Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da ACIG e Diretora de Pequenos Negócios e co-idealizadora do projeto, celebrou a consolidação do trabalho. Ela descreveu a ACI-Jovem como uma “oxigenação”, que injeta “criatividade” e “inovação” no empreendedorismo da cidade. Hellen destacou o processo de desenvolvimento do projeto, que contou com “robustez” e foi “muito bem organizado” para que o Conselho começasse “com o pé direito”. A expectativa é de que o grupo “fará história em Gurupi”.

Presenças Ilustres

O evento contou com a presença de diversas autoridades, demonstrando o apoio institucional à iniciativa: Vice-Prefeito Adailton Fonseca; Presidente da Câmara Municipal, vereador Ivanilson Marinho; Secretário de Esporte e Juventude de Gurupi, Iron Júnior e Major Rodrigues (representando o comandante do 4º BPM, Ten. Cel. W. Costa)