Gurupi recebeu a 1ª Mostra Cultural Artes Sem Limites
Numa iniciativa da AGA – Associação Gurupiense de Artesãos, foi realizada no sábado, 11, a 1ª Mostra Cultural Artes Sem Limites de Gurupi, que aconteceu no palco externo do Centro Cultural Mauro Cunha e no espaço da Feirinha da Amizade.
A iniciativa contou com o envolvimento ativo de fazedores da cultura local, além de alunos da APAE, seus familiares e o público em geral, prestigiando o acontecimento.
Na oportunidade, integrantes do Comitê de Cultura no Tocantins – Regional Sul/Sudeste, fizeram um trabalho de orientação aos fazedores de cultura que estavam participando do evento, sobre os principais mecanismos para participar dos editais da Política Nacional Aldir Blanc.
Promoção da diversidade
A coordenadora do Comitê de Cultura e presidente da Associação Gurupiense de Artesãos, entidade organizadora dessa Mostra, Maria do Socorro Souza Barros, destacou que esse evento teve como foco a promoção da diversidade e a integração social, bem como, a valorização de artistas PCDs (pessoas com deficiência), por meio de apresentações artísticas em geral.
“Estamos propiciando um espaço de visibilidade e reconhecimento a esse público específico de PCDs”, explicou Maria do Socorro, salientando que além das apresentações artísticas, a Mostra contou com uma diversificada exposição de artesanato tradicional produzido por artesãos de Gurupi e de cidades circunvizinhas, promovendo, assim, da economia criativa.
Sobre o projeto
A 1ª Mostra Cultural Artes Sem Limites de Gurupi é um Projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. Trata-se de uma iniciativa da AGA e tem como parceiros, o Comitê de Cultura no Tocantins, as prefeituras de Gurupi, Formoso do Araguaia e Peixe, por meio de seus órgãos de Cultura, além da APAE.