Presidente da Associação Gurupiense de Artesãos ministra oficina de flor artesanal em Ipueiras
A convite da Assistente Social Leila Novais a Presidente da Associação dos Artesãos de Gurupi Maria do Socorro Sousa Barros, que além de Presidente é também, Coordenadora do Comitê de cultura no Tocantins em parceria com o Governo do Tocantins, veio a Ipueiras para ministrar uma Oficina com o tema Transmissão de saberes.A Secretária de Assistência Social Francélia Guida Soares juntamente com a Prefeitura Municipal deram o maior suporte para que o evento pudesse acontecer.
Para Maria do Socorro, o evento foi gratificante, “A oficina foi gratificante por ver o interesse das mulheres, a participação de todas, a atenção, a troca de saberes entre umas com as outras, o apoio do CRAS foi importante por proporcionar esse espaço para as mulheres para esse momento de aprendizado e conhecimento, essa participação que poderá gerar outros artesanatos onde elas poderão ter a sua renda própria com a economia criativa, podem juntar um grupo mobilizar e fomentar mais ainda a economia local tendo esse apoio da Prefeitura, das secretarias e elas podem participar de vários projetos para fomentar economia local”.
Também esteve presente Rumana Pereira da Silva, artesã há 20 anos. Faz Bordados, crochê, pano de prato, doce entre outras artes, e o artesão Lucio Lira também de Gurupi.O evento contou com a participação e colaboração da Equipe do CRAS, Psicóloga Laís Regina Damacena Ramalho, a Coordenadora dos Idosos Solange Martins e a Coordenadora do CRAS Sônia Nunes Carvalho.
Marlene Ferreira dos Santos, ressaltou que: “quero agradecer a equipe do CRAS pelo a oficina de hoje, pois foi muito importante pra nós do Serviço de Proteção e Atendimento Integral á Família – PAIF. Onde gente pode ter uma renda extra com artesanato feito de coisas que muitas vezes jogamos fora, podemos reciclar e usar no artesanato.
Já a Sra. Ilma de França de Araújo nós disse: Eu gostei muito do nosso curso de flores, a professora foi muito atenciosa, explicou direitinho foi muito proveitoso o curso, gostei pois nos presenteou com as apostilas, também podemos ver vários outros tipos de artesanato que ela trouxe, além do que a gente já confecciona, e eu quero parabenizar o pessoal do CRAS né todo mundo e também nossos Prefeito por estar proporcionando essa oportunidade para nós”.
Para a Assistente Social do CRAS Leila Novais essa oficina é muito importante, pois além de aprimorar as habilidades motoras e criativas, também melhora a saúde mental e o bem-estar, onde os membros da comunidade possam aprender várias coisas e trazer mais novidades para a cidade” Finalizou. (Leila Novais)