Bolé do Mimoso: Um Mergulho na Alma Cultural do Tocantins
A obra, com 25 minutos de duração, conta com a produção executiva de Nival Correia e roteiro e direção do documentarista João Luiz Neiva. O filme busca registrar uma dança tradicional da Comunidade Kalunga do Mimoso, no Sudeste do Tocantins, que se perdeu com o passar do tempo.
Segundo João Luiz Neiva, diretor do documentário, “o filme resgata uma manifestação cultural, ou seja, uma dança esquecida há muitos anos, na Comunidade Kalunga do Mimoso. O Bolé era apresentado nas festas religiosas ou não. Com essa produção, acreditamos que haja uma retomada de sua prática, principalmente pelas gerações mais novas.”
O documentário reflete a cultura dos descendentes de escravos fugitivos das minas de ouro do antigo Arraial de Santana, hoje Arraias. Durante as gravações, a equipe acompanha a preparação e apresentação da dança por 12 dançarinos, 6 músicos, membros da comunidade, que compartilham histórias e detalhes dessa tradição.
Uma Tradição Viva
Com depoimentos espontâneos, o filme revela como essas tradições são transmitidas de geração em geração na Comunidade Kalunga do Mimoso.
Delcivânio Maia, membro da comunidade Kalunga do Mimoso e produtor local do filme, é graduado pelo Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Arraiais. Em 2020, produziu uma monografia de conclusão que retrata a importância do Bolé, contribuindo significativamente para a valorização dessa manifestação cultural.
Exibição Especial
O documentário terá uma exibição especial no dia 17 de dezembro, às 19 horas, na Escola Polo Matas Sabino dos Santos Rosa, na Comunidade do Mimoso, Município de Arraiais. Todos estão convidados a prestigiar esta celebração cultural única.
Produção Coletiva
A produção é da Engenho Comunicação, em coprodução com a Spatium Audiovisual, financiada pelo Edital Nº 23/2023 - Audiovisual Tocantins 2023, Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Tocantins.
Equipe Técnica
Produção Executiva: Nival Correia
Direção e Roteiro: João Luiz Neiva
Produção Local: Delcivânio Maia
Fotografia e Câmera: Caio Bretas