• Palmas - TO, 14.07.2024

  • Política
  • 05/07/24 21:28
  • Divulgação

Projetos aprovados do vereador Delegado Tiago Daniel buscam levar mais benefícios à população de Tocantinópolis

 

 

Pré-candidato à reeleição pelo Partido Republicanos, o vereador Delegado Tiago Daniel de Moraes, encerra o semestre com uma atuação destacada na Câmara Municipal de Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio. Antes do recesso parlamentar, o Plenário  do Legislativo aprovou dois importantes Projetos de Resolução de autoria  do vereador.

O primeiro, dispõe sobre a realização de consulta popular sobre a opinião dos eleitores de Tocantinópolis a respeito da estadualização e pavimentação asfáltica do antigo traçado da Rodovia Transamazônica, no trecho situado entre o município de  Tocantinópolis, passando pela zona rural do município de Cachoeirinha, até o município de São Bento do Tocantins.

O parlamentar argumenta que, atualmente, o antigo trecho da Transamazônica, com cerca de 72 km, encontra-se em estado crítico, com 70% da estrada em péssimas condições de trafegabilidade e  enfrentando desafios significativos de manutenção

A proposta do vereador Delegado Tiago Daniel de Moraes  prevê que a Consulta Popular seja realizada  concomitantemente às eleições municipais de 2024, convocando-se todo o eleitorado do município que esteja apto a votar.

Sobre a outra proposta

 Já a segunda proposta do parlamentar, igualmente aprovada em plenário,  trata da realização de outra consulta popular. Desta feita, para se saber a opinião dos eleitores de Tocantinópolis a respeito da pavimentação asfáltica da Rodovia TO-126,  no trecho situado entre os municípios de Tocantinópolis e Maurilândia do Tocantins.

Tendo em vista as informações extraoficiais que se ouve diuturnamente pelas ruas e zona rural desta cidade de que a referida TO - 126, até a presente data não foi pavimentada em virtude do desejo da Comunidade Apinagé de que esta permaneça sem a referida pavimentação asfáltica, e, tendo em vista a falta de informações fidedignas sobre o suposto desejo ou não de que seja pavimentada a estrada que liga nossa cidade de Tocantinópolis a Maurilândia do Tocantins  e, sendo, destarte, este assunto de grande interesse local, entendo que a realização de uma consulta pública tão abrangente, neste momento tão representativo (eleição municipal), tem o condão de pôr fim a esta questão e a qualquer especulação sobre este assunto.”, argumentou o vereador.

Encaminhamento

Com a  aprovação dos dois Projetos, agora,  transformados em Decreto Legislativo, já foi encaminhada notificação ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e ao Juízo da 9ª Zona Eleitoral, para que sejam adotadas as providências necessárias para que a presente consulta popular ocorra na data determinada para as eleições municipais de 2024, conforme dispõe o Art. 14, § 12º, da Constituição Federal.

Vereador Delegado Tiago Daniel de Moraes, sempre atuante.