• Palmas - TO, 14.07.2024

  • Entretenimento
  • 04/07/24 17:25
  • Divulgação

Sesc Gurupi recebe a exposição fotográfica “Retratos do Brasil Profundo” de Franca Vilarinho

A Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades do Sesc em Gurupi recebe, a partir do dia 05 de julho, a exposição fotográfica “Retratos do Brasil Profundo” de Franca Vilarinho. A abertura da exposição acontece no dia 05 de julho às 19h, tem entrada gratuita e fica aberta à visitação até o dia 28 de agosto. Além disso, a programação contará, ainda, com palestras e oficinas de fotografia abertas ao público.

Retratos do Brasil Profundo

A exposição retrata cenas do cotidiano, dos festejos religiosos, da comemoração, da fé e do suor de negros e indígenas do Brasil. Além disso, traz também recortes do sertão árido e seco do Brasil central, rico em histórias e tradições herdadas dos antepassados africanos, ainda presentes nas festas religiosas e na música.

“Retratos do Brasil Profundo” é composta por trinta fotografias coloridas e em preto e branco, revelam sobretudo os traços marcantes de povos que lutam em prol de suas tradições, do território e pela preservação da identidade do seu povo. As fotografias têm como objetivo trazer a reflexão sobre o passado silenciado de tempos sombrios, daquelas pessoas que chegaram aqui em navios negreiros e das outras que aqui já estavam.

Programação

05/07 – 19h: Abertura da Exposição Fotográfica “Retratos do Brasil Profundo”;

06/07 a 28/08 – 8h às 21h: Exposição Fotográfica “Retratos do Brasil Profundo”;

27 e 28/08 – 9h às 12h: Oficina de Fotografia “Universo à Volta”;

28/08 – 19h: Palestra “Retratos do Brasil Profundo;

Os interessados em participar da Palestra e Oficina podem se inscrever no site www.sescto.com.br

Sobre a artista A jornalista e fotógrafa, Franca Vilarinho, é maranhense mas cresceu em Brasília, é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela faculdade Anhanguera de Brasília, tem licenciatura em Artes Visuais, e além disso é repórter fotográfica. Ganhou prêmios em diversos concursos dentro e fora do Brasil.

Galeria Sesc de Artes

A Galeria Sesc de Artes está presente nas unidades de Palmas e Gurupi. Destina-se, preferencialmente, às exposições de Artes Plásticas, Performances, Instalações e outras experimentações no campo das Artes Visuais ligadas, preferencialmente, à arte contemporânea de artistas locais, nacionais e estrangeiros. Possui espaço devidamente equipado e climatizado e com acompanhamento de mediação para os visitantes quando agendado. Está aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 08h às 21h, com entrada gratuita.