• Palmas - TO, 29.04.2024

Sistema de inteligência artificial auxilia o farmacêutico clínico na avaliação das prescrições médicas.

  • Cidades
  • 09/04/24 18:58
  • Rodrigo Martins

Hospital Dom Orione utiliza sistema de inteligência artificial no serviço de Farmácia Clínica

 

Por Rodrigo Martins

O Hospital Dom Orione está em constante evolução e atento às novas tecnologias que aprimoram o atendimento a seus pacientes. Uma das inovações implantadas foi um sistema de inteligência artificial (IA) que auxilia o setor de Farmácia Clínica nas tomadas de decisões e no acompanhamento das solicitações de medicamentos feitos via prescrições médicas.

Implantado em novembro de 2022, a NoHarm é uma ferramenta de IA que auxilia o farmacêutico clínico na avaliação das prescrições médicas. Após um ano de implantação foi registrado um marco de 1.000 vidas impactadas pelo novo sistema. A supervisora de Farmácia Clínica do Hospital Dom Orione, Farmacêutica Lilian Laís de Menezes Tavares, destaca os resultados obtidos.

“Com a implantação do NoHarm ganhamos mais agilidade nas tomadas de decisões em relação à farmacoterapia, aumentando a segurança do paciente e reduzindo os riscos”, destacou. “Nas intervenções realizadas, tivemos uma aceitação de 99%. Isso mostra a eficiência do sistema para o serviço de Farmácia Clínica e ressalta o papel fundamental do Farmacêutico no cuidado do paciente”, completou.

Todo esse trabalho foi realizado nas Unidades de Terapia Intensiva e para este ano o projeto será expandido para a UTI Neonatal. Dr. Arnaldo Nunes, diretor técnico do Hospital Dom Orione, comemora os avanços da instituição. “Como um centro hospitalar de alta complexidade, investimos sempre em pessoas, estrutura e tecnologia para ofertar um serviço com segurança e qualidade, acompanhando o que é desenvolvido nos grandes centros”, enfatizou o diretor.

FARMÁCIA CLÍNICA

Numa unidade hospitalar, a Farmácia Clínica desempenha um papel de grande importância, com foco centrado no cuidado e segurança do paciente. O objetivo é promover a otimização da farmacoterapia, contribuindo para o uso racional dos medicamentos. Com a utilização da ferramenta de IA, o Hospital Dom Orione gerou uma redução de certa de R$ 50.000,00 com custos de medicamentos, mantendo um padrão de alta qualidade nos atendimentos.