• Palmas - TO, 05.05.2024

O Projeto Acalanto nas Escolas é uma ação que promove a interação entre alunos, obras literárias e autores regionais

  • Cidades
  • 15/12/23 10:50

Escritores da Academia de Letras de Araguaína são parceiros em projetos de formação de novos leitores

A Academia de Letras de Araguaína – Acalanto, tem realizado diversas ações voltadas para o público escolar, com o intuito de contribuir com a formação de novos leitores de literatura na cidade de Araguaína e região.

Durante o ano de 2023, os membros da Acalanto realizaram diversas ações nas escolas e instituições de ensino na Regional de Araguaína, como palestras, participações em seminários, saraus e feiras de arte e cultura promovidas pelas entidades.

Sempre que convidados, a Acalanto se dedica a participar dos encontros, com o envio dos seus membros para auxiliar os professores no processo de aproximação dos alunos aos livros e escritores e com isso contribuir com a formação de novos leitores e promover uma interação maior entre os estudantes e os escritores.

O escritor, professor e membro da Acalanto Leomar Alves de Sousa, da Diretoria de Ações Escolares da entidade destaca “o projeto "Acalanto nas Escolas" tem por objetivo maior contribuir com a formação de leitores de literatura em sala aula, e divulgar as obras literárias produzidas pelos escritores da Acalanto.”

“Há o empréstimo de uma mala de livros às escolas para que alunos leiam sob orientação dos professores. A dinâmica tem sido bastante exitosa e atualmente os estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos Vila Nova leram diversas obras da mala do projeto, sendo orientados a desenhar as caricaturas dos escritores e, posteriormente, produzirem vídeos em pontos estratégicos de Araguaína, declamando poesias ou lendo textos dos escritores dessa academia.” Destacou o escritor.

“O projeto tem tido grande procura e aceitação por parte das escolas e seguirá ainda com mais obras em 2024.” Finalizou Leomar, prometendo novas ações no ano que vem.  (Correio do Bico)