• Palmas - TO, 28.09.2025

Jornada Aeroespacial reúne mais de 100 estudantes e professores

  • Geral
  • 29/11/23 19:59
  • Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins realiza 2ª edição da Jornada Aeroespacial

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza a 2ª edição da Jornada Aeroespacial do Tocantins (Jato), em Palmas. A competição iniciou nesta terça-feira, 28, e segue até a quarta-feira, 29, reunindo 102 estudantes do ensino médio e 32 professores de unidades escolares de 12 Superintendências Regionais de Educação (SREs).

A diretora de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Anice de Souza Moura, ressaltou que a jornada permite aos estudantes aprofundar os conhecimentos técnicos daquilo que foi estudado na teoria. "Além de gerar integração e troca de experiências, enriquecendo a educação e fazendo com que os estudantes sejam protagonistas dos seus aprendizados”, pontuou.  

A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maia, reunindo competidores, superintendentes regionais de Educação, gestores da Seduc e a diretora do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Câmpus Palmas, Noemi Zukowski.

Competição

Os lançamentos dos foguetes tiveram início na tarde desta terça-feira, no Kartódromo Rubens Barrichello e prosseguem até esta quarta-feira, 29, das 8 às 12 horas. O encerramento e a cerimônia de premiação serão a partir das 14 horas, no Colégio Militar do Tocantins Senador Antônio Luiz Maia.

Expectativas

A estudante Maria Julia de Castro, da equipe da Escola Estadual Juvenal Pereira de Sousa, de Tabocão, enfatizou a oportunidade de apresentar o projeto e colocar em prática o que aprendeu na construção dele. “A gente aprende muito e participar também será um aprendizado por ter a oportunidade de ver outras experiências. Está sendo incrível, com muitos projetos maravilhosos. Estamos felizes de participar. É a minha primeira vez na Jato e está sendo uma experiência incrível. Tudo perfeito”, avaliou.  

Da região sudeste do Tocantins, o aluno Vyctor Hugo Urcino, do Colégio Agropecuário de Almas, declarou que a participação da equipe nesta edição da Jato é uma oportunidade muito valiosa. “Sair da nossa cidade para competir é maravilhoso, além das experiências, fazemos novas amizades, trocamos informações. Também dá visibilidade para as escolas do interior. A expectativa para este ano é boa, já participamos em 2022 na edição nacional, realizada no Estado do Rio de Janeiro e conquistamos o segundo lugar”, pontuou. 

O estudante da 1ª série, Wellingthon Henrique da Silva, do Colégio Campos Brasil, de Araguaína, compartilhou as ações realizadas para poder vir a Palmas. “Na confecção do foguete, foi possível aprender bastante a partir dos erros. Foram várias repetições para testar a distância que um foguete pode alcançar. É um aprendizado que serve para a vida toda. Foram nove testes em menos de duas semanas, em um trabalho árduo, mas conseguimos satisfatoriamente alcançar nosso objetivo. Independentemente do resultado, tudo isso é um aprendizado. Sonhamos em passar para a próxima etapa que é a Olimpíada Brasileira de Astronomia”, finalizou.

O professor de Matemática, Vinícius Kennedy Carlos Santana, do Colégio Agrícola Dom Bosco, do município de São Valério, pertencente à SRE de Gurupi, comentou sobre suas expectativas. “Esperamos compartilhar conhecimentos técnicos e científicos nesse evento, envolvendo os estudantes, colocando-os nessa importante discussão”, ponderou.

Jato

A Jornada Aeroespacial do Tocantins foi criada em 2022 em virtude da grande adesão dos estudantes do Tocantins na Olimpíada Brasileira de Astronomia. A atividade decorrente desse processo propicia, aos estudantes, aprofundar seus conhecimentos na área de física e também de astronomia, despertando o protagonismo das áreas aeroespaciais.

 

Participam da competição a equipe da Escola Estadual Juvenal Pereira de Sousa, de Tabocão -Foto:  Mauro Henrique/Governo do Tocantins