• Palmas - TO, 30.04.2024

  • Geral
  • 04/10/23 19:03
  • Divulgação

Pesquisadores da UnirG orientam indígenas na publicação de livro sobre a alfabetização do povo Javaé

 

Um grupo de professores indígenas, acadêmicos e professores pesquisadores da Universidade de Gurupi – UnirG, integrantes do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins – OPTTINS, estará lançando nos próximos dias, 11, 14 e 26 de outubro, a publicação do livro, “Iny rybè my Ijyy: alfabeto Javaé contextualizado”. O evento ocorrerá  nas aldeias Boa Esperança e Kanoano, além da      Gurupi+Tech/9ª Sicteg, campus I da Instituição

A obra é resultado de pesquisas realizadas nas aldeias indígenas Javaé, Boa Esperança e Kanoano, na Ilha do Bananal. A produção do livro surgiu a partir de visitas técnicas promovidas pelo grupo de estudo que realizou diversas oficinas contextualizadas com as narrativas ancestrais.

O trabalho tem como foco a alfabetização do Povo Indígena Javaé e a busca por meio da materialização da escrita, promover a preservação da língua e cultura indígena, o empoderamento e a visibilidade do povo.

Segundo a coordenadora do projeto de pesquisa “Multi(letramentos): contribuições para o ensino”, Drª Marcilene Araujo, foram dois anos de pesquisa até chegar ao resultado do livro.

“Fizemos várias oficinas com os integrantes do grupo OPTTINS e povo Javaé, as quais foram determinantes para a definição lexical apresentada no livro. Os desenhos utilizados são os originais produzidos pelo povo indígena das duas aldeias, lócus de pesquisa. Após a definição de todos os dados, finalizamos a organização da obra para a publicação”, disse Araujo.

Os autores da obra são: Edilson Haburunatu Javaé; Lucirene Behederu Javaé; Joeu Ererrene; Ricardo Tewaxi Javaé; Rogério Kusiwana Javaé; Samuel Saburua Javaé.

As professoras da UnirG,  Dra Marcilene Araujo e Ma. Sofia Mara de Souza, foram as responsáveis pela edição do livro.

“Nossa pretensão é que esse material seja utilizado em todas as escolas indígenas Javaé, como instrumento para alfabetização e letramento desse povo. Vamos articular essa estratégia com a Secretaria de Educação do Tocantins por meio de seus setores responsáveis”, destacou Marcilene Araujo.

O projeto

As oficinas realizadas nas aldeias fazem parte do cronograma de atividades do projeto “Multiletramentos: contribuições para o ensino” contemplado no Subprêmio de Educação e Cultura. Financiado pelo Departamento de Estado dos EUA e implementado pelos Companheiros das Américas, em parceria com o Bureau of Educational and Cultural Affairs, por meio do Parceiro Partners campus UnirG.

Pesquisadores

A equipe é coordenada pela professora da UnirG, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, caracterizada como uma equipe interdisciplinar e envolvendo professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia e Medicina. Além de interinstitucional com a parceria de pesquisadores discentes e docentes do Centro de Ensino Médio Bom Jesus - CBJ, Instituto Federal do Tocantins - IFTO, Universidade Federal do Tocantins - UFT e Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT.