• Palmas - TO, 30.04.2024

  • Política
  • 28/09/23 20:10
  • Dicom/Aleto

Zacarias Martins recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Tocantins

Durante Sessão Solene realizada na manhã desta quinta-feira, 28, para homenagear o Estado do Tocantins, que completará 35 anos no próximo dia 5, a  Assembleia Legislativa homenageou várias personalidades, dentre os quais, o festejado poeta, jornalista e ativista cultural  Zacarias Martins, autor de vários livros publicados e um dos fundadores da Academia Tocantinense de Letras (ATL).

Zacarias Martins possui uma respeitável folha de serviços prestados ao Tocantins, tanto na área cultural quanto no setor da comunicação, sendo pioneiro do  Estado, tendo atuado, ao logo de mais de três décadas, no jornalismo tocantinense,

A Sessão Solene atendeu a requerimento do deputado Professor Júnior Geo (PSC), num clima festivo, marcado por apresentações e manifestações da cultura do Estado. Ele disse que  a construção do Tocantins teve vários personagens importantes, a exemplo do ex-governador Siqueira Campos, e antes dele Teotônio Segurado, entre outros, que também deram sua parcela de contribuição para a construção de uma história de sucesso.

Determinação

Ainda na abertura, o presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou a coragem, determinação e luta daqueles que sonharam com a criação do Estado. “Ressaltamos o papel de cada um que contribuiu para o desenvolvimento e crescimento do Tocantins ao longo desses 35 anos”.

Representando o governador Wanderlei Barbosa, o Vice-governador Laurez Moreira (PDT) destacou que o Tocantins já representa a 13ª renda per capita do País, e que hoje já se tem a expectativa de o Estado alcançar a décima economia nacional. Ele ressaltou ainda que o Estado é o maior produtor de grãos da região Norte e o segundo da região Norte/Nordeste. Segundo ele, o Governo de Wanderlei tem feito de tudo para o Estado se desenvolver.

“Prestar homenagem às pessoas que têm história e que contribuíram com a evolução de um povo é fundamental”, disse Laurez.

Homenageados

Além do poeta e jornalista Zacarias Martins, mais vinte e sete   personalidades que participaram da construção da história do Estado, escolhidas pelos deputados, receberam comendas do Parlamento. Entre elas o governador Wanderlei Barbosa;  o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (in memoriam); o ex-governador Raimundo Nonato Pires do Santos (Raimundo Boi); a ex-deputada Dolores Nunes; ex-deputado federal Darci Martins Coelho; ex-senador Vicente de Oliveira; Goiaciara Tavares Cruz (in memoriam); ex-deputado estadual José Eduardo Siqueira Campos; ex-prefeito de Palmas Fenelon Barbosa Sales; ex-deputado federal César Hanna Halum; o poeta José Gomes Sobrinho (in memoriam) e o cantor Genésio Sampaio Filho (Genésio Tocantins).