Prefeitura de Gurupi decreta luto oficial em razão do falecimento da ex-deputada Dolores Nunes
A Prefeitura de Gurupi decretou nesta sexta-feira, 08, luto oficial de três dias pelo falecimento da ex-deputada e ex-vice-prefeita de Gurupi, Maria das Dores Braga Nunes, de 82 anos, mãe da prefeita Josi Nunes.
Dolores Nunes, como era conhecida, faleceu por volta das 19 horas, desta sexta-feira, 08, após uma parada cardíaca. Ela estava há 26 dias internada em um hospital em Palmas-T0, por conta de complicações da Covid-19.
O Decreto nº 1.129/2023 publicado no Diário Oficial de Gurupi, destaca o seu legado e relevante histórico prestados ao Tocantins em especial ao município de Gurupi, ressaltando sua trajetória como primeira dama, vice-prefeita, e seu pioneirismo sendo: a primeira mulher tocantinense eleita deputada estadual; a primeira ser eleita deputada federal pelo Estado do Tocantins e a primeira presidente da fundação mantenedora UnirG.
Advogada e educadora, Dolores Nunes nasceu em Natividade do Tocantins, é gurupiense de coração e ajudou significativamente na construção desta cidade com muita garra e determinação, ao lado de seu falecido marido, Jacinto Nunes, ex-prefeito de Gurupi.
Dolores Nunes teve vários mandatos: Deputada Estadual (1991-1994); Deputada Federal (1995-1998); e vice-prefeita de Gurupi (2013-2020). Presidente Diretório Municipal do PMDB de Gurupi; Presidente do Diretório Municipal do PTR, Gurupi, TO; Presidente, Diretório Municipal do PP de Gurupi; Segunda-Vice-Presidente do PP de Palmas.
Dolores exerceu também atividades Profissionais e Cargos Públicos: Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, 1987-1988. Secretária de Trabalho e Assistência Social do Tocantins em 2009-2010. Professora do Estado, Presidente da Fundação Educacional de Gurupi.
NOTAS DE PESAR
Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento de Dolores Nunes, mãe da prefeita de Gurupi, minha querida Josi Nunes, ocorrido no início da noite desta sexta-feira, 8, em Palmas, onde estava em tratamento de saúde.
Dolores Nunes foi a primeira mulher eleita deputada pelo Estado do Tocantins, fazendo história na política estadual, não somente pelo pioneirismo, mas sobretudo por seu protagonismo na luta e trabalho incessante pelo crescimento e fortalecimento da região de Gurupi e todo o nosso Estado. No cenário nacional, exerceu com maestria o mandato de deputada federal, deixando um legado de amor e dedicação por nosso Tocantins.
Nesse momento de pesar e despedida, desejo que a graça de Deus e o conforto de seu Santo Espírito esteja presente no coração da minha amiga Josi Nunes, demais familiares, amigos e de todos os tocantinenses que neste momento, sentem a partida de Dolores Nunes.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins
--
O Tocantins recebe com tristeza a notícia do falecimento de Dona Dolores Nunes. Ex-primeira dama de Gurupi, deputada estadual, deputada federal, secretária de Estado, Dolores Nunes deixa uma marca inesquecível na política tocantinense, especialmente na área social.
À prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e a todos os familiares e amigos nossos votos de pesar e o desejo do bom exemplo de pessoa comprometida sobretudo com os mais carentes deixado por Dona Dolores seja seguido pelas novas gerações.
Deputado Amélio Cayres
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins