• Palmas - TO, 15.04.2024

  • Esportes
  • 04/09/23 12:31
  • Lenna Borges/Governo do Tocantins

Estudante-atleta do Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi conquista medalha de ouro em prova nos Jogos da Juventude 2023

Por Jonas Amaral

O talentoso estudante-atleta Josué Teixeira Feitosa Júnior, estudante do Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi, fez história ao conquistar a medalha de ouro na primeira prova de Potência Máxima dos Jogos da Juventude 2023, realizada em Ribeirão Preto, São Paulo, na última sexta-feira, dia 1º de setembro.

A prova de ciclismo masculino Potência Máxima, que avalia a combinação de força e velocidade, foi uma estreia nos Jogos da Juventude e pegou os competidores de surpresa, pois não havia sido treinada previamente. No entanto, Josué Júnior demonstrou seu talento natural ao registrar impressionantes 1.555 watts (W) durante a competição.

A cerimônia de entrega das medalhas aconteceu no Centro de Convenções Taiwan no dia 2 de setembro, onde Josué Júnior subiu ao pódio para receber sua merecida medalha de ouro. Carlos Henrique de Oliveira Gonzaga, de Goiás, ficou com a prata ao alcançar 1.542 W, enquanto Yago Gabriel da Silva Pereira, do Ceará, levou o bronze com 1.505 W.

Josué Júnior, que se destacou nos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), evento promovido pelo Governo do Tocantins em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estava inicialmente focado na prova de contrarrelógio (explosão/velocidade), na qual conquistou a medalha de bronze na edição passada dos Jogos da Juventude. Entretanto, ele não conseguiu uma boa colocação nesta edição.

Josué Júnior começou a se destacar nas competições a partir de 2022, conquistando a medalha de ouro nos JETs e a medalha de bronze na categoria contrarrelógio nos Jogos da Juventude, além de ter se destacado na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada. Em 2023, ele continuou brilhando ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Estadual de Ciclismo Mountain Bike Cross Country Olímpico (MTB XCO) e três medalhas de ouro nos JETs 2023.

Quanto ao futuro, Josué Júnior revelou seus planos ambiciosos: “Eu encarava o ciclismo como um lazer, mas com esses resultados, quero treinar bastante para me tornar um campeão brasileiro.”

Segundo a diretora do Instituto Presbiteriano Araguaia, Adriana Beatriz Martins Lemes, “Josué Júnior é um exemplo inspirador para todos nós no Instituto Presbiteriano Araguaia. Sua dedicação, talento e determinação são admiráveis. Ele não apenas representa nossa escola com excelência, mas também traz honra ao Tocantins com sua incrível conquista em todas as competições que ele participa. Estamos imensamente orgulhosos de tê-lo como parte de nossa comunidade escolar e estamos ansiosos para ver onde seu futuro brilhante o levará no mundo do ciclismo e além”, comentou a diretora.

A prova de Potência Máxima, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), foi inspirada em um protocolo de testes da União Ciclística Internacional (UCI). Além de premiar os melhores atletas, a prova teve como objetivo coletar dados científicos dos competidores para enriquecer um importante banco de dados da modalidade, visando a identificação de novos talentos.

Os Jogos da Juventude 2023, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), estão sendo realizados em Ribeirão Preto, São Paulo, de 1º a 16 de setembro, com a participação de estudantes-atletas brasileiros competindo em 18 modalidades esportivas.