Tocantinópolis vai ganhar um dia especial para comemorar as potencialidades do babaçu
Por Zacarias Martins
Está em tramitação nas comissões da Câmara Municipal de Tocantinópolis, o Projeto de Lei de autoria do vereador Delegado Tiago Daniel de Moraes (PTB), que institui o Dia Municipal do Babaçu, a ser comemorado anualmente na data de 25 de julho.
O parlamentar justifica essa iniciativa, argumentando que o babaçu, é uma espécie de palmeira multifuncional, que proporciona alimento de seus frutos, produção de moradias através do tronco das árvores e a mais conhecida, a extração das sementes oleaginosas, resulta em um óleo muito utilizado em pesquisas científicas e na fabricação de cosméticos.
“Além disso, a palmeira do babaçu é típica da região de Tocantinópolis, município que conta com uma empresa pioneira no Tocantins, a Tobasa Bioindustrial, que ainda coloca em prática um projeto de geração de energia elétrica por meio do aproveitamento do babaçu”, destacou o vereador Delegado Tiago Daniel de Moraes.
A Tobasa é uma empresa sediada em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, pioneira no desenvolvimento de tecnologias e processos para o extrativismo florestal e o aproveitamento integral do coco de babaçu. A empresa ainda gera economia circular e soluções sustentáveis para diversos setores da indústria.
"Por tudo isso e muito mais, vejo a importância de instituirmos no Calendário Oficial do Município de Tocantinópolis, o Dia Municipal do Babaçu”, finalizou o vereador Delegado Tiago Daniel de Moraes.
Vereador Delegado Tiago Daniel de Moraes é o autor da proposta
O município de Tocantinópolis conta ainda com a a empresa Tobasa, uma bioindústria que aguam com sustentabilidade, colocando em prática um projeto pioneiro e inovador, Na Tobasa é feito o aproveitamento integral do coco de babaçu, com posicionamento estratégico nos mercados de energias renováveis e de produtos ecologicamente corretos e sustentáveis, como óleo, torta proteica, biomassas energéticas, farinhas amiláceas, álcool amiláceo e carvão ativado.