• Palmas - TO, 19.04.2024

A capacitação visa ampliar a vigilância e melhorar a sensibilidade regional para detecção precoce da Febre Amarela e outras arboviroses e zoonoses

  • Agronegócio
  • 23/05/22 21:45
  • Laiany Alves/Governo do Tocantins

Tocantins recebe técnicos do Ministério da Saúde para capacitação sobre vigilância da Febre Amarela

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realiza, em Palmas, no período de 23 a 27 de maio, o Curso de Vigilância Epidemiológica da Febre Amarela (FA), Febre do Nilo Ocidental e oficina de formação de multiplicadores. O evento coordenado pela Gerência das Arboviroses atualizará as equipes sobre a incorporação do uso da plataforma do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Participam do curso gestores e técnicos especializados das áreas de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Animal, Ambiental, de Zoonoses, Febre Amarela e de setores estratégicos elencados pelo Estado e dos municípios para as ações de vigilância. Além destes, participam ainda profissionais para atuarem como multiplicadores do treinamento para incorporação e uso da plataforma SISS-Geo, para vigilância de primatas não humanos, equídeos com sinais neurológicos, aves e outros animais silvestres.

Também foram convidados para participar dos cursos, os técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), da Polícia Ambiental e da Associação Tocantinense de Biólogos (ATABio).

A coordenadora de endemias do município de Caseara, Sonia Pereira Vanderlei, participa da ação em busca de aperfeiçoamento para o trabalho realizado no município. “Muitas ações já realizamos, por estarmos em área endêmica e de divisa com outro Estado endêmico, o Pará. Com esta capacitação, pretendemos melhorar o trabalho da vigilância para poder controlar a incidência da doença, além da manutenção dos índices de vacinação da população”, informou.   

A gerente das Arboviroses da SES, Christiane Bueno, explica que “o Tocantins faz parte da região Amazônica, área endêmica de transmissão da febre amarela, por isso é necessário um trabalho de vigilância eficiente. Ações como esta visam manter nossas equipes capacitadas para o controle desta doença. Este ano, tivemos um óbito confirmado por FA, um turista não vacinado que esteve no Tocantins. Aprimorar as técnicas e as estratégias de vigilância, em conjunto com as ações de promoção e prevenção da FA, como a vacina, pode contribuir para a detecção oportuna de novos casos e reduzir a perda de vidas”, afirmou a gerente. 

O técnico do MS, Daniel Garkayskas Ramos, reforçou que “a febre amarela é uma doença de animais, uma zoonose, altamente letal. A ocorrência em humanos é um evento adverso que deve ser evitado com a união de estratégias de controle, vigilância e ações de prevenção com a vacina. A febre amarela é uma doença que produziu mais casos nos últimos seis anos, do que em 82 anos anteriores. A capacitação visa ampliar a vigilância e melhorar a sensibilidade regional, para detecção precoce da Febre Amarela e outras arboviroses e zoonoses na região, a fim de mapear áreas de ocorrência e caminhos de dispersão, como ferramenta adicional à tomada de decisão”, informou.

SISS-Geo

O Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo) é uma plataforma computacional inerente ao funcionamento do Centro de Informação em Saúde Silvestre (CISS), ambiente virtual da Fiocruz. Existe para gerar, a partir de observações georreferenciadas de animais, modelos de alerta de doenças na fauna silvestre, especialmente aquelas com potencial de acometimento humano, possibilitando ações de vigilância e prevenção à saúde.

O aplicativo SISS-Geo Android foi elaborado para que os profissionais possam registrar, on-line ou off-line, suas observações de maneira rápida, simples e eficiente, contribuindo de forma direta com a construção de um sistema de utilidade pública para prevenção de doenças, em animais e em pessoas.

Febre Amarela

É uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, transmitida por mosquitos silvestres que podem infectar o homem acidentalmente, quando este adentra ambiente de mata. A forma mais eficaz de combate é a imunização. A vacina é ofertada nos postos de saúde de todo o território nacional.

A febre amarela é uma doença de animais, transmissíveis aos seres humanos, uma zoonose, altamente letal -  (Foto: Laiany Alves/Governo do Tocantins)