• Palmas - TO, 26.04.2024

  • Entretenimento
  • 21/03/22 15:32
  • Zacarias Martins

Eliosmar Veloso lança o Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins 2022


Numa publicação memorável da Editora Veloso, o escritor e editor Eliosmar Veloso lançou na sexta-feira, dia 18, o “Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins 2022”, por meio da coluna “Quadrilátero”, do Portal Cleber Toledo, que coordenou uma interessante explanação dessa obra, ao lado do professor e Doutor em Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Pedro Albeirice e o jornalista, escritor e colunista de livros do Portal do Cleber Toledo, Zacarias Martins que é também titular da Academia Tocantinense de Letras.

O lançamento dessa obra integra o projeto de Eliosmar Veloso, contemplado pelo Prêmio Gurupi Aldir Blanc (Inciso III) nº 003/2021 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Gurupi, Prefeitura Municipal de Gurupi, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, como parte das ações de emergência cultural de Lei 14.017/2020.

Cidades participantes
“O Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins 2022”, conta com a participação de autores das seguintes cidades: Ananás, Angico, Aragominas, Araguaina, Araguatins, Babaçulândia, Combinado, Dianópolis, Gurupi, Miracema do Tocantins, Miranorte, Palmas, Palmeira do Tocantins, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Nacional, Riachinho, Taguatinga, Tocantinópolis.

Consolidação Literária
De acordo com o professor Pedro Albeirice, o resultado dessa edição do Anuário, como não podia deixar de ser, é a concessão, ao nosso público, do prazer de servir-se do que há de mais diversificado em termos de opção de leitura. “Desconheço, em qualquer parte da Federação, outra atividade semelhante em que os autores, sem qualquer custo, tenham condição de iniciar-se ou consolidar-se na atividade literária”, concluiu.

Identidade Tocantinense
Já Zacarias Martins, destaca que a presente obra organizada por Eliosmar Veloso nos mostra um pequeno, mas não menos importante perfil da identidade literária do Tocantins, que nos apresenta com seus diferentes estilos e que ao ganharam temáticas livres, exteriorizam a criatividade, a sensibilidade e, acima de tudo, a pujança do fazer literário no Estado caçula do Brasil.

Credenciais do organizador
Eliosmar Veloso é poeta, escritor, dramaturgo, diretor teatral, artesão e ativista cultural, Também, diretor geral da Editora Veloso. Administrou o Centro Cultural Mauro Cunha de Gurupi (1998-2000), além de ser responsável pela Coordenadoria de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Gurupi. Membro fundador e Presidente da Academia Gurupiense de Letras por dois mandatos consecutivos (2005/2009) titular da Cadeira nº 02. É autor dos livros: "O amor e a vida" - 1986 (poesias), Três vias" - 2000 (textos teatrais), Vestígios - 2004, (poesias), Caminho de Pedras - 2004 (autobiográfico) e Janela da Liberdade – 2009 (romance). Em 2016, seu romance Janela da Liberdade, foi escolhido pela Comissão do Vestibular Unirg para fazer parte do quadro literário daquele etapa. Participou Antologia Literária Internacional Del´Secchi - 1999. Integrou o Colégio Eleitoral do Prêmio Multicultural Estadão por 5 anos (1998/2002), e se destacou pela criação do Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi, que viria a ser o embrião para o consagrado Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins.