• Palmas - TO, 19.04.2024

Vinícius Martins teve um encontro animados com os alunos da escola

  • Entretenimento
  • 14/03/22 16:11
  • Zacarias Martins

Poeta Vinícius Martins realiza roda de conversa na Escola Municipal Gilberto Rezende da Rocha Filho

Por Eliosmar Veloso

Durante um movimentado encontro com alunos da Escola Municipal Gilberto Rezende da Rocha Filho, em Gurupi, na tarde desta segunda-feira 14, o   poeta, humorista e produtor cultural Vinícius Martins, promoveu uma Roda de Conversa, onde falou sobre a sua trajetória artística. Na oportunidade, Martins realizou um recital de poesias e o lançamento de seu segundo livro de poemas, intitulado de “Emoções” e que foi publicado pelo selo da Editora Veloso. Na oportunidade, o vice-prefeito parabenizou Vinícius Martins por sua criatividade artística, destacando sua importância no cenário cultural gurupiense.

Essa ação de Vinícius Martins, que foi prestigiada pelo vice-prefeito Gleydson Nato, integra o seu projeto contemplado pelo Prêmio Gurupi Aldir Blanc (Inciso III) nº 003/2021 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Gurupi, Prefeitura Municipal de Gurupi, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, como parte das ações de emergência cultural de Lei 14.017/2020.

Maravilhados
Por sua vez, a diretora da Escola Municipal Gilberto Rezende da Rocha Filho, Tania Mara Teixeira Campos, disse que não só ela, mas todos os alunos ficaram maravilhados com a performance de Vinícius Martins. “Estamos diante de um grande talento cultural de nossa cidade. Esperamos que ele volte outras vezes à nossa escola e traga a sua alegria contagiante em forma de arte”, frisou a diretora.

Para a  professora Áurea Sampaio, que ministra aulas de Língua Portuguesa, a presença de  Vinícius Martins na escola para esse bate-papo descontraído com os alunos foi um acontecimento memorável. “Com o seu jeito bem-humorado de ser, Vinícius Martins deu o seu recado, brincou com os alunos e falou um pouco da sua trajetória artista. É um artista muito talentoso e que em muito tem a contribuir para o  ensino-aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou a professora, que aproveitou para agradecer pela doação de vários exemplares da obra de Vinícius Martins e  que agora passam a compor o acervo da biblioteca  escolar.

Linguajar vibrátil

Prefaciado pelo escritor e teólogo João Gomes da Silva, Emoções reúne uma seleção especial de versos diáfanos e cristalinos, onde, segundo o prefaciador, Vinícius Martins vai destrinchando uma série de emoções num linguajar vibrátil e multiforme, sem pseudos[U1]  intelectualismos.

Exteriorizando sentimentos

“O poeta está firmemente comprometido em exteriorizar sentimentos em forma de poesia, bem como, em levar  a sua mensagem a quem dela tenha interesse em conhecer e, assim, se deleitar com suas belas mensagens poéticas”, garante João Gomes.

Credenciais do autor

Além de poeta e produtor cultural, Vinícius Martins é  ator profissional, bem como Gestor Público, Pós–Graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades, e Empreendedor Digital. Também atua ativamente na área da comunicação. No campo literário é autor do livro Pedaços de Esperança (2004), pela Editora Veloso, que está na sua 2º edição. Participou do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins nos anos de  2017 e 2018. Recebeu Menção Honrosa no Concurso Literário do 9º Prêmio das Missões, com o poema Ainda, realizado no Rio Grande do Sul, em 2006. Foi vencedor  do 1º Concurso UnirG de Poesia Falada (2019) na categoria intérprete, e segundo colocado na categoria de texto. Na área das artes cênicas,  já participou e dirigiu vários espetáculos teatrais e shows de humor.

 

 Vinícius Martins fez  a doação de livros para a bibliotea da Unidade escolar.

O poeta discorreu sobre a sua trajetória artística.

 

Este já é o segundo livro publicado por Vinícius Martins

 

O Vice-prefeito Gleydson Nato fez questão de prestigiar o acontecimento

 

 Os alunos se encantaram com a presença do poeta Vinícius Martins na escola.