• Palmas - TO, 20.04.2024

  • Agronegócio
  • 17/02/22 16:56
  • Edvaldo Xerente

Comunidades indígenas em Tocantínia são beneficiadas com roça comunitária

A prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e a Ruraltins, implantaram o projeto pioneiro de roça comunitária na Terra Indígena Xerente, onde vai beneficiar 60 famílias que pertencem às aldeias Boa Vida, Boa Vista, Bom Tempo, Cabeceira da Água Fria, Montes Belos, Monte Sião, Paraíso e Suprawahâ.

O projeto de lavoura comunitária implantado na Aldeia Cabeceira da Água Fria possui área de 14 hectares de roça mecanizada, onde foi cultivado arroz, feijão, milho e mandioca. A maior parte da área foi destinada para o plantio de arroz.

O articulador do projeto, Tiago Srekmõrãte Xerente, lembra que a iniciativa de articulação partiu das lideranças, através da conscientização das comunidades sobre o projeto inovador e sustentável para o povo Xerente. Mas somente com a execução pela prefeitura de Tocantínia, foi possível realizar a implantação da roça comunitária na aldeia. “Somos gratos ao prefeito Manoel Silvino e ao vice-prefeito João Alberto e a todos os envolvidos que abraçaram o nosso projeto que vai beneficiar muitas famílias do nosso povo” disse.

O secretário de agricultura João Caldeira, ressaltou que a comunidade recebeu todo suporte da prefeitura com as máquinas e implementos agrícolas no preparo do solo, fornecimento de adubo e as manivas de mandioca para o plantio da roça. Segundo o Caldeira, o projeto foi realizado numa parceria da prefeitura com a Secretaria Estadual de Agricultura que forneceu as sementes de arroz, feijão e milho e a Ruraltins que vem prestando assistência técnica necessárias.

O prefeito Manoel Silvino enfatizou que a roça comunitária desse porte é um projeto pioneiro e inovador que o município está fazendo na área indígena, onde vai beneficiar famílias de oito aldeias. A conquista de seis tratores agrícolas novos viabilizou o atendimento aos agricultores locais.  “Depois de sanar todos os entraves deixados pelo meu antecessor, onde impedia a captação de recursos, agora nesta gestão temos condições de firmar convênios com órgãos governamentais para trazer recursos para melhorias da população de Tocantínia, inclusive as comunidades indígenas” destacou.