• Palmas - TO, 01.05.2024

  • Polícia
  • 24/12/21 19:12
  • Divulgação

Governo do Tocantins realiza cerimônia de formatura do ensino médio para custodiados da Unidade Penal de Colmeia

O Governo do Tocantins por meio das Secretariaa de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou na terça-feira, 21, a formatura para conclusão do ensino médio de quatro custodiados da Unidade Penal de Colmeia, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia, promovida pela equipe gestora da Escola Mãe - Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, teve direito a tapete vermelho, beca de formatura e canudo, a fim de proporcionar um momento único e transformador para os privados de liberdade.

A diretora da Escola, Angelita Maria de Lima Guedes, deu as boas-vindas e falou sobre a importância deste evento na vida dos custodiados. “É uma grande satisfação que temos em dedicar todo ano letivo em meio à pandemia e cumprir com nosso papel de educar. Os professores não pararam em nenhum momento e fizeram a diferença. A finalização da etapa da educação básica, com direito ao certificado de conclusão do Ensino Médio, é essencial para a ressocialização e volta ao convívio social destes formandos, além de ser muito gratificante poder contribuir com a educação deles, que pode auxiliar também no ingresso ao mercado de trabalho e outras oportunidades”, frisou.

“Sabemos que a educação se destaca dentre tais direitos e, nos termos legais, carregam em si a dupla função de favorecer a integração do custodiado à sociedade; prevenir a reincidência prisional e penal, a partir de orientações e qualificações ofertadas pelo Estado, durante o período da execução penal da pessoa privada de liberdade. Por isso, agradeço e parabenizo aos professores e à Escola que fazem o seu melhor e contribuem para a execução da pena. Aos custodiados, parabenizo pelo reforço pois é um momento muito importante na vida deles e dos familiares. Esperamos que saiam do Sistema de cabeça erguida e façam faculdade, busquem novas oportunidades”, frisou o chefe da Unidade Penal, Carlos Venner.

A madrinha da turma, professora Lucelia de Paiva, afirmou que esta cerimônia tem grande valor social e comunitário porque hoje os formandos mostram que estão evoluindo enquanto cidadãos, que apesar dos obstáculos e da dificuldade de uma educação à distância, eles se mantiveram firmes e chegaram até aqui. “São exemplos de superação porque quando se quer algo, tudo é possível. Que esta vitória de hoje seja apenas o início das várias conquistas que possam ter na vida”, completou.

O formando orador da turma, C.R.S., disse em seu discurso de juramento que “prometemos nunca nos deixar derrotar e faremos o melhor para concluir a grande missão que se inicia em busca de novos saberes”.

Em conjunto, os quatro custodiados também agradeceram a todos os envolvidos na formação. “Somos gratos por abrirem as portas para a educação e trazerem para nós conhecimento e sabedoria e parabenizamos a todos por esse excelente trabalho de ressocialização, onde recebemos cursos profissionalizantes, estudo e trabalho para termos uma boa reintegração na sociedade”.

Presentes

A formatura contou com a presença de representantes das instituições públicas e do Sistema de Justiça que colaboram com o Estabelecimento Penal, como a Diretoria Regional de Ensino Juventude e Esporte de Guaraí, representada pela assessora da EJA, Maria Rita Amaral; Defensoria Pública; Polícia Militar; Seduc; Escola Mãe que atende à Unidade, bem como o apoio da Unidade Penal Regional de Guaraí e Grupo Tático de Escolta (GTE), além de familiares dos custodiados.

Edição: Lenna Borges