Atletas do Tocantins quebram quatro recordes nacionais nas Paralimpíadas Escolares 2021
Entusiasmo e dedicação têm sido determinantes nos resultados alcançados pela delegação tocantinense nas Paralimpíadas Escolares 2021. Os jovens atletas deram prova de superação ao quebrarem quatro recordes nacionais no atletismo.
A aluna da Escola Estadual Modelo, de Araguaína, Maria de Lurdes Coelho, ultrapassou dois recordes. Na prova dos 75 metros, ela fez o tempo de 15'39". A marca anterior foi batida, em 2019, por outra tocantinense: Bárbara Mota, que completou a prova em 16'11". Nos 250 metros, Maria de Lurdes também é a nova recordista após finalizar a corrida em 1'04".
O professor Hamilton Alves Costa, treinador das duas paratletas, fala da realização profissional com o desempenho das estudantes. "É muito gostoso vivenciar esses momentos. A Bárbara finalizou a participação em 2019, por conta da idade, mas continuamos o treinamento com a Maria de Lurdes e o resultado não poderia ter sido melhor. Esses recordes demonstram o quanto essa menina tem potencial e pode ir muito além", relatou o treinador da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araguaína.
O terceiro recordista nacional entre os alunos do Tocantins é Ryan Cordeiro Sales, aluno da Escola Estadual Irineu Albano Hendges, de Guaraí, que atingiu a marca de 32.78 no Lançamento de pelota. "Eu já estava muito feliz, porque consegui uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze e, agora, mais o recorde. Não imaginava. Nem estou acreditando direito", contou emocionado o estreante nas Paralimpíadas, de 13 anos.
A guaraiense Vitória Brito de Lira, aluna da Escola Estadual Estrela da Esperança, alcançou a marca de 6.89 metros no arremesso de peso e é a nova recordista nacional na categoria disputada.
A professora Gilene de Sá, que acompanha a trajetória dos dois paratletas, se diz orgulhosa pela participação dos estudantes. "Fico muito emocionada e grata por essa oportunidade de poder mostrar nosso trabalho e ter esse retorno tão bom no nosso primeiro ano de paralimpíadas", enfatizou.
A competição é promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e reúne, neste ano, mais de 900 atletas em idade escolar de todo o país. O evento ocorre em São Paulo até esta sexta-feira, 26.
Os 17 atletas tocantinenses que participaram do evento foram os campeões do Jogos Paradesportivos Escolares do Tocantins (Parajets) promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).
A chefe da delegação do Tocantins, Keila Cristine Gonçalves, ressaltou que, além das vitórias, as Paralimpíadas Escolares proporcionam "aprendizados para a vida, ao estimularem a interação social, a autonomia e a autoconfiança que culminam na melhoria da qualidade de vida desses meninos e meninas, abrindo para eles oportunidades nunca antes sonhadas".
