• Palmas - TO, 05.05.2024

Iniciativa visa capacitar profissionais nos processos de cortes especiais de carne bovina, atendendo à procedimentos técnicos, de qualidade, higiene e saúde e de meio ambiente

  • Agronegócio
  • 29/09/21 11:18
  • Adilvan Nogueira

FIETO realiza consultoria para o setor de carne bovina

Apesar dos preços disparados especialistas apontam que existe uma oportunidade para novos cortes de carne bovina no mercado brasileiro. Diante dessa tendência, os empresários do setor acreditam que é possível apostar nesse nicho e aproveitá-lo ao máximo, principalmente nesse momento de forte retração do consumo. 

Foi para ajuda-los nesse sentido, que a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizará consultoria voltada à capacitação de profissionais nos processos de cortes especiais de carne bovina, atendendo à procedimentos técnicos, de qualidade, higiene e saúde e de meio ambiente. As atividades deverão iniciar assim que as turmas estiverem formadas. 

A apresentação do conteúdo da consultoria para representantes do Sindicado das Indústrias Frigoríficas do Tocantins e da Associação Tocantinense de Supermercados (Atos) foi feita pela consultora do SENAI Tocantins, Miriam Holanda, na tarde dessa terça-feira (28/09), na sede da FIETO em Palmas, durante reunião que contou com a participação da diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues, do presidente da Atos, Agamenon Abreu Oliveira, do diretor da entidade, Expedito Gomes, e do presidente executivo do Sindicarnes, Gilson Cabral. 

“Acho muito positiva essa iniciativa da FIETO porque vai agrega valor e traz para o mercado tocantinense, e também para o consumidor, novidades que só consumidores de centros maiores têm”, diz Gilson Cabral, presidente executivo do Sindicarnes. Segundo ele, por ser a indústria de processamento de carne o segmento mais forte da economia tocantinense, trata-se de um nicho de mercado (os cortes especiais de carne bovina) que está chegando agora no Tocantins, e que por isso é necessário, mais do que nunca, qualificar os trabalhadores do setor.  

Já o presidente da Associação Tocantinense de Supermercados, Agamenon Abreu Oliveira, acredita que a consultoria beneficiará tanto o mercado quanto o consumidor. “Essa estratégia de ofertar cortes especiais de carne bovina deve ajudar aquecer as vendas do produto, há vários meses retraídas, melhorando o faturamento das empresas”, afirma o empresário.   

 “Se melhoramos e aperfeiçoamos os processos visando aumento da qualidade ganhamos em eficiência e eficácia”, destaca a diretora do SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues, acrescentando que a consultoria sobre cortes especiais de carne bovina foi sugerida, e será realizada, depois de identificadas necessidades de melhorias no setor.