• Palmas - TO, 20.04.2024

  • Cidades
  • 21/09/21 19:17
  • Divulgação

Viveiro de Gurupi doa mudas de espécies nativas às escolas municipais

 

Em comemoração ao dia da árvore, celebrado nesta terça-feira, 21, e com a intenção de incentivar o cuidado com o meio ambiente e a importância da arborização, o Viveiro Municipal de Gurupi realizou a entrega de diversas mudas às unidades escolares para serem distribuídas entre alunos e servidores.

Conforme o Presidente da Agência Gurupiense de Desenvolvimento (AGD), David Garcia, foram doadas cerca de 300 mudas de espécies diversas como Oiti, Jambo, Açaí, Ipê, Palmeira Carpentária, além de espécies frutíferas como goiaba e manga.

“Nossa intenção é incentivar a preservação do meio ambiente, em especial nas crianças, pois elas conseguem transferir o conhecimento aos pais e vão crescer com essa mentalidade da importância de cuidar e preservar o meio ambiente”, destacou David.               

A Diretora do Cemei Oneide de Souza, Vanderlene Dias, explicou que as doações auxiliaram na execução de projetos das turmas do Pré I, onde as próprias crianças realizaram o plantio das mudas. “No primeiro momento as professoras falaram sobre os benefícios da presença das árvores na vida do ser humano, como o cultivo de frutas para alimentação, a produção de água, a manutenção do ar puro para respiração humana, entre outras vantagens. Foi uma grande aula sobre sustentabilidade. As crianças aprenderam como devem plantar uma árvore, tratar o solo, regar as mudas, além de conhecerem quais os são os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. Também foi destacada a importância de se arborizar os ambientes”, explicou completando que durante a atividade as crianças ficaram muito animadas e quiseram participar de todo o processo do plantio. “Ajudaram a plantar as mudas, brincaram, regaram e aprenderam a diferenciar as espécies”, finalizou.

Foram contempladas com as doações Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão, Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Oneide de Sousa Coelho, Cemei Irmã Divina  e Creche Espírita Pré-Escola Maria Madalena e ainda.

Doações

David explica que a principal meta do viveiro é arborizar os espaços públicos e o excedente das mudas são distribuídas à população. São doadas três mudas por pessoa, porém no momento as doações estão suspensas e serão retomadas no início do período de chuva.