• Palmas - TO, 24.04.2024

  • Cidades
  • 17/09/21 19:40
  • Coletivo Agulha Cenas

Governo do Tocantins apoia espetáculo Lumaréu que utiliza o poder do fogo para experiências estéticas

O projeto Coletivo Agulha Cenas apresenta nesta sexta-feira, 17, às 19 horas, o espetáculo de dança e teatro Lumaréu que aborda o elemento fogo e todo o seu poder por meio de experiências estéticas, no canal do projeto no YouTube, com classificação livre. O espetáculo trata a questão dos incêndios florestais e as consequências para a fauna e flora tocantinense.

A produção artística une dança, poesia e teatro para trabalhar peculiaridades da realidade ambiental, social e cultural regional e aborda a ressignificação do elemento fogo como símbolo recorrente em experiências estéticas, como no caso de produção poética de Paulo Aires Marinho, onde ele testemunha como o fenômeno ressoa na subjetividade dos tocantinenses: “Sigo aprendendo do fogo/A lição dos olhos que dormem,/E renascem por pura teimosia, /Contrariando a inveja das cinzas.”

Embora ameaçador, o poder do fogo assume no espetáculo um sentido positivo, combustível da perseverança, da capacidade de se conhecer e se reinventar. “Juntos, fatos brutos e poesia representam um rico contexto”, adianta a diretora do espetáculo, Renata Souza.

“O espetáculo é de suma importância, pois faz um alerta, de forma artística, sobre a destruição que o fogo causa no meio ambiente”, observa o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano.

O projeto Lumaréu é uma realização do Coletivo Agulha Cenas, contemplado pelo prêmio Aldir Blanc, da Adetuc e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, via Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Agulha Cenas

Um coletivo de criação cênica que realiza espetáculos autorais para teatros e espaços adaptados. Fundado em 2016, o Agulha Cenas desenvolve uma proposta cênica multilinguagens (dança, música, teatro) de caráter lírico, ligado à expressão de estados interiores e à musicalidade da palavra e do movimento. Trabalha com materialidades corporais, visuais, textuais, vocais e sonoras, organizadas em camadas de sentido que mantêm sua lógica interna, ao mesmo tempo em que dialogam umas com as outras. Cada espetáculo e projeto nasce de um processo colaborativo que parte da interlocução com legados culturais compartilhados e costura percursos sensoriais e narrativos. Atualmente, o Coletivo é dirigido por Renata Souza e Elton Fialho.

Ficha técnica

Produção e realização: Agulha Cenas; direção artística e coreografia: Renata Souza; elenco e pesquisa de movimentação: Elton Fialho, Carlos Gontijo, Vanessa Souza, Liby Ahias, Maria Antônia Dantas e Renata Souza; cenografia e figurino: Vivian de Oliveira e Gedeane Sousa; captação e edição: LookUpfilms; Fotografia e Design Gráfico: Flaviana OX; criação e operação de luz: Daniel Mangaba; técnico de som: Juan D'Angelo.