• Palmas - TO, 24.09.2021

  • Esportes
  • 13/09/21 11:14
  • Marcus Mesquita

Seletiva para o Campeonato Brasileiro Sub-21 marca retorno das competições de Judô no Tocantins

 

Depois de um pouco mais de um ano e meio, o judô tocantinense voltou a sediar uma competição. Foram precisos 693 dias de afastamento desde a última disputa, o estabelecer da pandemia, o cumprir das medidas preventivas a ela e, finalmente, a retomada de um evento competitivo, sendo ele, na ocasião, a Seletiva para o Campeonato Brasileiro Sub-21 Masculino, realizada pela Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet) neste último sábado, 11, na sede do Dojô Judô Nipo, em Palmas.

A competição oficial da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) ocorreu em todas as regiões do País, em datas distintas, e serviu para selecionar os representantes de cada estado que vão participar do Brasileiro Sub-21 no naipe masculino, previsto para ocorrer em Pindamonhangaba, São Paulo, do dia 8 a 10 de outubro. No Tocantins, após os confrontos, foram selecionados os competidores Bruno Silva, da categoria meio-leve [-66 kg]; Gabriel Santos, da leve [-73 kg]; e Héron de Oliveira, da meio-médio [-81 kg].

Presidente da Fejet, o Kodansha de 6º Dan Georgton Thomé Bujar de Moura Pachêco ressaltou o quão gratificante foi retomar as atividades competitivas após um hiato jamais antes experimentado.

“Vinha sendo uma frustração muito grande ficarmos este tempo tão extenso sem atividades. Eu mesmo, na minha carreira de judoca, nunca havia ficado sequer uma semana sem colocar o quimono, sem entrar em um Dojô; foi angustiante. E é com muita alegria que retomamos os nossos passos, montando o evento dentro do padrão da CBJ, com árbitros graduados e atletas de ótimo nível em disputa. Nós voltamos, mas ainda muito atentos à covid-19; por isto, seguiremos tomando todos os cuidados preventivos enquanto isto for necessário”, disse Ton Pachêco.

Treinamento Nacional

Os três atletas selecionados também vão participar, ainda na cidade paulista, mas do dia 11 a 13 do mesmo mês, do Treinamento de Campo Nacional Sub-21 da CBJ, que vai reunir todos os competidores em trocas de experiências que visam o desenvolvimento destes atletas de base do Judô do Brasil.

Próximas competições

As próximas disputas agendadas no calendário oficial da Fejet são as referentes aos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), que acontece no dia 25 de agosto, também na sede do Judô Nipo.

Já em outubro, no dia 23, acontece a 1ª Etapa do Campeonato Tocantinense de Judô 2021, em local a ser definido. Por fim, até o momento, o último compromisso certo para os competidores em solos tocantinenses será a 2ª etapa do Estadual, prevista para o dia 20 de novembro, também em local a ser definido.