• Palmas - TO, 24.09.2021

  • Cidades
  • 10/09/21 18:19
  • Zacarias Martins

Exposição de Artes movimenta cultura gurupiense

Nesta quinta-feira, (09), aconteceu a abertura da 1ª Edição da Exposição de Arte “Olhares Diversos”, no Centro de Convenções Mauro Cunha. O evento contou com a presença da prefeita Josi Nunes, de vereadores, empresários e da comunidade em geral. A exposição homenageou a pedagoga e artista plástica, Lucirez do Amaral, uma das principais incentivadoras do teatro e da dança, em Gurupi.

Lucirez Amaral, a homenageada desta edição, falou sobre a importância do reconhecimento à cultura e aos artistas gurupienses. "Eu fiquei muito feliz, pela nossa arte e história. Esse evento é muito importante porque vai mostrar o trabalho das pessoas. Para que não fique engavetado, para que seja comercializado e valorizado”.

Para o coordenador da mostra, Núbio Brito, a 1º Exposição de Arte “Olhares Diversos” tem como propósito resgatar os valores artísticos de Gurupi. “Nossos artistas, há muito tempo esperavam por esse momento, e nesse encontro da arte estão expostos trabalhos dos mais diversos segmentos”. Núbio disse ainda que a exposição foi preparada com carinho e respeito à cultura do nosso povo.

A prefeita Josi Nunes destacou que o governo municipal tem grandes planos para o incentivo da arte na comunidade "Esse é o firmamento do nosso compromisso com a comunidade. Nós queremos a cultura como um todo, precisamos também de arte, é ela que emociona, cativa e liberta. É uma série de ações que já foram importantes no passado e que queremos trazer, de uma nova forma, para resgatar".

Os artistas que fizeram parte da exposição também falaram sobre a importância do projeto. A artista plástica indígena, Kraô Marília, destacou que é um momento de alegria e realização. "Pra mim é de grande importância, principalmente por estar no meio urbano, trazendo a cultura da minha comunidade para a cidade, com artigos espirituais e que usamos no dia a dia" disse.

A Exposição “Olhares Diversos” segue no Centro de Convenções Mauro Cunha até o dia 08 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A mostra segue todas as recomendações de enfrentamento à Covid-19, como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e também será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos.

Editora Veloso

A Editora Veloso, de Gurupi, que é a editora que mais publica  livros de autores tocantinenses também se faz presente nessa exposição, com uma mostra  de seus autores como Paulo Henrique Costa Mattos, Zacarias Martins, Irma Galhardo,  Palmares, Cléber Toledo,dentre outros.