• Palmas - TO, 18.04.2024

  • Cidades
  • 03/09/21 17:47
  • Débora Ciany

Prefeitura de Gurupi inclui filé de tilápia na merenda escolar

 

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação, passa pela primeira vez, a adotar a tilápia como fonte de alimentação para abastecer as cantinas e reforçar o cardápio da merenda escolar do município. Nesta sexta-feira, 03, a entrega dos filés do peixe começou a ser feita nos Centro Municipais de Educação Infantil (CEMEIs).

Esse ingrediente inédito, que será fornecido por uma empresa de piscicultura sustentável de Gurupi, vai incrementar as refeições servidas para estudantes em todos os níveis de ensino da rede de Educação do município. “É um tipo de proteína animal muito saudável, e no sistema de criação utilizamos poço artesiano que garante a qualidade da água, portanto, não temos contaminação ambiental, sem resíduos de agrotóxicos, ou uso de defensivos agrícolas, só tratamos com a ração sem qualquer outra interferência do meio ambiente, tudo isso, indo de encontro a nossa filosofia que é levar mais saúde e qualidade para o consumidor”, explicou empreendedora Marise Tanaka Suzuki.

A fornecedora explicou que o peixe repassado à rede municipal da Educação de Gurupi é o de filetagem, totalmente desprovido de espinhas, com postas de alta qualidade, não representando nenhum tipo de risco de engasgos nem menos a crianças menores. “Com toda certeza isso vem beneficiar a alimentação escolar com a inserção de novos paladares com a adição de produto saudável. Esse é um diferencial que essa atual gestão está tendo com a comunidade escolar”, disse Thays Maia, diretora escolar do CEMEI Josué Alves Moreira.

O cronograma de entrega da tilápia nas escolas começou hoje. “Nessas primeiras etapas estão sendo contemplados os CEMEIs e as escolas de ensino integral, e a partir da semana que vem já faremos a entrega nas escolas de ensino fundamental”, explicou a diretora de apoio às escolas e ao estudante, Denilza Carvalho.

Benefícios

A diretora ressaltou que as nutricionistas da SEMEG responsáveis por elaborar os cardápios da alimentação escolar fizerem uma pesquisa sobre as propriedades nutricionais da Tilápia, observando o potencial nutritivo para crianças e adolescentes em idade escolar, e chegaram à conclusão de que era importante a inserção desse peixe principalmente nas creches onde a crianças estão em processo de desenvolvimento da alimentação.

O secretário executivo da SEMEG, Jhonata Barreto, ressaltou que essa novidade insere a criança desde as primeiras fases numa cultura de hábitos saudáveis e garante a segurança alimentar e nutricional durante toda a vida escolar. “Com as novas regulamentações, as organizações de cardápios tanto para educação infantil quanto para o ensino fundamental estabelecidos pelo PNAE, percebemos essa necessidade de incrementar as cantinas com alimentos que favoreçam a saúde, que tenham baixo teor de gordura, boa oferta de proteínas e que sejam mais adequadas para crianças tanto do berçário quanto do ensino fundamental respeitando um processo de construção de alimentação mais saudável", finalizou.