• Palmas - TO, 19.04.2024

  • Agronegócio
  • 28/08/21 11:04
  • Divulgação

Prefeitura de Gurupi desenvolve campanha sobre a qualidade de produtos de origem animal

 

Com o objetivo de orientar os produtores e comerciantes de produtos de origem animal, a Prefeitura de Gurupi lançou a campanha “SIM”, que se refere ao Selo de Inspeção Municipal.

A campanha está sendo divulgada nas redes sociais a partir desta sexta-feira (27) e pelo rádio, desde o último dia 15, com o objetivo de conscientizar os produtores e comerciantes de vários produtos de origem animal, entre eles leite e seus derivados, sobre a importância de oferecerem seus produtos dentro das normas de controle sanitário. A orientação também é voltada para os consumidores a comprarem e consumirem somente produtos com o selo de inspeção, evitando assim, riscos à saúde.

Leite e derivados

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente ressalta que é proibida, por Lei Federal, a comercialização de leite cru e que o município realiza continuamente ações educativas e de fiscalização visando coibir o comércio clandestino destes produtos. No último dia 09, uma audiência com os produtores e comerciantes foi realizada para discutir formas de adequação às normas vigentes e de incentivar a iniciativa privada a montar a estrutura necessária para o processamento do leite.

“Nos comprometemos a fazer ações de esclarecimentos aos produtores alertando sobre a irregularidade da situação atual, com um trabalho educativo. Na medida do possível, empenharemos mecanismos para estimular o processamento do leite, autorizando pequenas indústrias a criar alternativas ao produtor para que possa processar e regularizar seu produto”, esclareceu o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias.

Ainda de acordo com o secretário, os produtores e comerciantes estão cientes da situação e a fiscalização está sendo cumprida. “A Vigilância Sanitária do município está fiscalizando e tirando de circulação produtos que não tenham a devida inspeção, de uma forma mais branda, mas não deixando de cumprir o que determina a Lei”, completou.

O diretor municipal de Agricultura e Pecuária, Fabiano Cordeiro, também relatou sobre algumas ações que a Prefeitura vem realizando. "Estamos divulgando orientações em rádio, carro de som e panfletos informativos entregues durante blitz nas feiras, além de fazer o recadastramento de todos os comerciantes e produtores. Estamos também buscando recursos dos programas de compras governamentais como o PAA Leite e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para aquisição de leite pasteurizado dos pequenos produtores da Agricultura Familiar", acrescentou.

Como aderir ao selo

A campanha traz orientação aos produtores para vender o leite devidamente inspecionado, apontando os cinco passos necessários para se adequar ao SIM:

- Procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, no escritório do SIM;

- Reunir e apresentar a documentação necessária;

- Definir um profissional como responsável técnico pelo seu empreendimento;

- Protocolar toda a documentação no protocolo geral do município;

- Aguardar a equipe do SIM realizar a inspeção sanitária em seu empreendimento.

Contatos

Para tirar dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente pelos telefones: 3301-1437 ou 3301- 4336, ou pelo e-mail: semdema@gurupi.to.gov.br