• Palmas - TO, 18.04.2024

  • Polícia
  • 20/07/21 18:07
  • Divulgação

Polícia Civil recupera mais de 2 toneladas de fios de alumínio furtados e prende homem suspeito de receptação

Uma ação conjunta de combate à criminalidade, desencadeada nessa segunda-feira, 19, por policiais civis da 49ª e também da 50ª Delegacia de Pedro Afonso, sob o comando do delegado Bernardo José Rocha Pinto, resultou na recuperação de mais de 2 toneladas de cabos de alumínio, que haviam sido subtraídos de uma empresa, no último mês de junho na cidade de Centenário.

De acordo com a autoridade policial, os cabos estavam sendo instalados em redes de alta tensão e foram furtados antes de serem colocados nas torres. Durante a ação delituosa, foram furtados mais de 800 metros da fiação que seriam utilizados nas linhas de transmissão, causando um prejuízo de grandes proporções à concessionária de energia elétrica, bem como a toda a população da região centro-norte do Estado.

Ainda segundo o delegado Bernardo José Rocha Pinto, a Polícia Civil de Pedro Afonso começou as investigações logo após o fato criminoso e, depois de alguns dias, as equipes das referidas delegacias conseguiram localizar o material em uma empresa de reciclagem, na cidade de Pedro Afonso.

Questionado sobre a origem dos cabos, o proprietário do estabelecimento não conseguiu explicar a origem do carregamento, tampouco apresentou qualquer tipo de nota que justificasse a aquisição lícita do material.  Desse modo, o homem foi preso em flagrante pelo crime de receptação. Conduzido à Delegacia, o indivíduo recolheu aos cofres públicos a quantia arbitrada como fiança pela autoridade policial e com isso obteve o direito de responder ao processo em liberdade. 

As investigações foram intensificadas para que a Polícia Civil possa identificar os autores do crime dos fios, que estão avaliados em aproximadamente R$ 15 mil.

Para o delegado Bernardo José Rocha Pinto, a recuperação do material é muito importante, uma vez que uma grande quantidade foi levada, o que resultou em danos à coletividade. Ele também faz um alerta quanto à prática desse tipo de crime. “A subtração de cabos de energia causa grandes transtornos para a população, visto que cidades inteiras podem ficar sem energia elétrica. Por outro lado, reforçamos que os próprios autores correm um grande risco de morte, uma vez que, como no caso em questão, houve a subtração dos fios, quando eles já estavam sendo instalados em torres, o que poderia resultar em descargas elétricas fatais, devido à grande força da corrente elétrica que passa pelas linhas de transmissão”, ponderou a autoridade policial. 

Fios estavam em uma empresa de reciclagem, em Pedro Afonso - Segurança Pública/Governo do Tocantins
 
Cabos de alumínio furtados e recuperados pela Polícia Civil do Tocantins - Segurança Pública/Governo do Tocantins