• Palmas - TO, 24.09.2021

  • Esportes
  • 21/06/21 20:38
  • Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Trabalho em parceria garante sucesso das ações do Governo do Estado no rally Baja Jalapão

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, prestigiou no último sábado, 19, o encerramento do 7º Sertões Séries Baja Jalapão em São Félix, e, juntamente com as instituições parceiras, comemorou o sucesso das ações do Governo do Tocantins para na organização logística, estrutural e de segurança da prova. Os competidores do rally nas categorias carros, motos, quadriciclos e UTVs percorreram mais de 1.400 km em quatro dias, sendo 909 km de trechos cronometrados. 

O ceo do Rally Sertões, Joaquim Monteiro, e a diretora comercial Leonora Guedes enfatizaram a parceria de anos entre a organização do Sertões e o Governo do Tocantins, e revelaram que em 2022, a competição será ainda mais emocionante, principalmente pela comemoração de 30 anos de realização da prova dos Sertões.

Balanço positivo

O balanço das ações do Governo do Tocantins durante a passagem do rally por São Félix foi considerado positivo por todos os órgãos envolvidos.

De acordo com o Coronel BM Ornelas, comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), as ações de prevenção alcançaram moradores, organização e competidores. A corporação também realizou, nos dias 16 e 17, palestras para 78 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos.

O CBMTO foi acionado somente em duas ocasiões, para atendimento a um integrante da organização com ferimento leve e apoio ao atendimento a um competidor acidentado. A corporação também acompanhou a premiação na Vila Pinambi, em Mateiros.

De acordo com o tenente coronel Braga, responsável pela segurança local durante a competição, a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) realizou o policiamento ostensivo geral no circuito e aproximação com os turistas e participantes do rally para orientações. Não houve registro de ocorrências de maior gravidade.

O gerente comercial da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) Bruno Queiroz, enfatizou as melhorias no Sistema de Abastecimento de Água de São Félix, instalação de bebedouro, lavatório móvel para atendimento na unidade médica de apoio, a revitalização das áreas do reservatório elevado, além do suporte presencial para atender a demanda no aumento do consumo de água durante a realização do evento.

Já o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran) atuou na interdição das vias para montagem da estrutura, no controle e organização do fluxo de veículos e acesso ao local do evento, apoio na delimitação de perímetro para pouso de paraquedista na rua, além de ações educativas, com teatro de fantoches, brincadeiras, palestra e montagem da minicidade com explicação de normas de circulação e conduta.

“Com apoio de cada parceiro, Sertões, Governo do Estado e prefeitura, conseguimos entregar a praça de alimentação decorada, com barraqueiros organizados e capacitados, e com uma engenheira de alimentos acompanhando diariamente os cuidados com os protocolos de segurança”, pontuou a consultora técnica do Sebrae, Admary Monteiro, ressaltando que foi inaugurado ponto de atendimento em Mateiros, e lançado o projeto Energia para Crescer em Mumbuca, com parceria da Energisa.

“A mobilização envolvendo vários parceiros, público e privados, para garantir o suporte ao Baja Jalapão, demonstrou que o Estado está preparado para receber grandes eventos, dentro de protocolos de segurança e proteção à saúde dos participantes e moradores locais”, ressaltou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ao agradecer todos os profissionais envolvidos, em especial a equipe da Agência.

No Tocantins, o evento foi realizado com a parceria do Governo do Estado por meio da PMTO, CMBTO, ATS, Detran, secretarias de Estado da Saúde (SES), Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf) e Comunicação (Secom), coordenadas pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). A parceria também contou com o Sebrae Tocantins, Energisa e prefeitura de São Félix.

Servidores da Adetuc entregaram máscaras aos participantes do rally e público - Henrique Lopes/Governo do Tocantins

 

Estrutura contou com posto médico e UTI Móvel - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

 

O governador Mauro Carlesse e Jairo Mariano (d) foram recepcionados pelo ceo do Rally dos Sertões, Joaquim Monteiro - Foto: Flávio Cavalera/Governo do Tocantins