Educação realiza live formativa em preparação para Olimpíada de Língua Portuguesa
Nos preparativos para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou na manhã desta terça-feira, 15, a live de formação Os trabalhos com os cadernos da OLP: os gêneros em sala de aula. O evento foi realizado por meio do canal da Pasta no YouTube – TV Seduc.
A live foi realizada com o objetivo de apresentar, aos professores, possíveis propostas de trabalho com os cadernos da OLP, que abordam os gêneros textuais - poema, memórias literárias, crônicas, artigo de opinião e documentário, que são as propostas para esta edição da Olimpíada.
A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que as discussões foram um convite à regionalização das propostas dos cadernos da OLP. “Estamos respeitando as propostas dos cadernos, mas achamos que é de grande valia pensarmos o nosso trabalho de uma perspectiva local. E foi essa provocação que os nossos convidados trouxeram hoje, nos mostraram que é possível realizar as oficinas com esse olhar regionalizado”, pontuou.
A proposta teve como público-alvo os diretores Regionais de Educação, Juventude e Esportes, secretários municipais de educação, superintendentes da Seduc, assessores e técnicos da Seduc e das diretorias regionais, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores da rede pública municipal e estadual.
Organizada pela Seduc, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/ TO), a formação foi coordenada e mediada pela docente-formadora da UFT, doutora Ângela Francine Fuza. Além disso, teve a participação de professores que falaram de cada um dos cadernos da OLP.
A professora da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas, mestre em Letras (UFT), Ely Casemiro, trouxe sugestões para o trabalho com o caderno de poemas. Já Maria das Graças Alves dos Santos, também professora da Semed, e doutoranda em Letras, na UFT/Araguaína, trouxe sugestões para o trabalho com os cadernos de Memórias e Crônicas.
A professora do Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Araguatins) e doutoranda em Letras, na UFT/Araguaína, Francinete Costa Soares Barroso, apresentou proposta para o trabalho com os cadernos de Documentário e Artigo de Opinião. Os Cadernos Docentes podem ser encontrados em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/colecao-da-olimpiada/artigo/1991/cadernos-docentes.
OLP
Para participar da 7ª edição da Olimpíada, o professor deve redigir um Relato de prática contando como o trabalho foi desenvolvido com sua turma. Além disso, junto com os alunos e alunas, o professor deve selecionar algumas produções textuais ou audiovisuais, para compor sua Linha do Tempo, e algum registro significativo do percurso (fotografia, vídeo, áudio, entre outros), que será o Álbum da Turma. Maiores informações sobre o relato podem ser encontradas em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/relato-de-pratica.
O Relato de prática e um conjunto de materiais, a Linha do Tempo e o Álbum da turma, deverão ser entregues à direção da escola até o dia 5 de agosto, pois no dia 6, inicia-se a Etapa Escolar. As próximas etapas do processo estão detalhadas no Regulamento do Programa. Com o tema O lugar onde vivo, a Olimpíada prevê a realização de oficinas de produção de texto com os alunos do 5° ano do ensino fundamental até os da 3ª série do ensino médio, sob a orientação dos professores inscritos.
O regulamento e as informações gerais sobre esta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser acessados por meio da página Escrevendo o Futuro em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. A celebração final e a revelação dos professores e das turmas vencedoras estão previstas para o dia 10 de dezembro.
Edição: Thâmara Cruvinel