Governo do Tocantins leva conhecimento científico para a Agrotins 2021 100% digital
O público da Feira Agrotecnológica do Tocantins- Agrotins 2021 100% Digital contará com informações de cunho científico na área do agronegócio. Tratam-se de estudos que estão em execução por pesquisadores de instituições de ensino superior público e privada que tiveram apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). O evento será gratuito com transmissão 100% de forma digital entre os dias 15 e 18 de junho pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).
O material será exposto de forma dinâmica, com linguagem acessível a todos na plataforma da Fapt no site www.agrotins.to.gov.br, um espaço que contará com matérias jornalísticas e peças publicitárias contendo um resumo dos projetos nas áreas de fitoterápicos, uso de efluentes, plantas medicinais, plantas do cerrado, agropecuária, resíduos orgânicos, agroenergia, aquicultura e ainda mostrará o avanço da obra do Laboratório de Referência Animal de Araguaína (Lara). Também será exibido vídeo institucional que retrata um panorama geral dos projetos científicos de base rural desenvolvidos no Estado e que trazem resultados promissores ao homem do campo. O material conta com imagens exclusivas e reais dos trabalhos dos cientistas tocantinenses.
Palestra Agro 4.0
Outra novidade deste ano é a palestra do engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia/Melhoramento de Plantas e atual presidente da Fapt, Márcio Silveira, que fará uma palestra sobre Agricultura 4.0 no dia 16 de junho às 15 horas, que abordará as vantagens da revolução tecnológica e das soluções inovadoras para agilizar os serviços rurais com custo-benefício, tais como aumento da produtividade, rentabilidade, além de proporcionar qualidade da produção, combate a doenças nas plantações e acima de tudo, a importância do desenvolvimento do trabalho com sustentabilidade ambiental.
“Para se ter uma ideia, um aplicativo acoplado a um drone pode monitorar toda uma lavoura de qualquer cultura, visando à descoberta de pragas, em um tempo muito mais rápido e de maior precisão, se comparado ao serviço manual. A eficiência do planejamento, controle, e rapidez na execução, mostra claramente que esse instrumento digital tem feito a diferença no chamado modelo de agricultura de precisão. Nesse mesmo contexto, as máquinas e os equipamentos agrícolas favorecem a excelência nos plantios e no resultado das colheitas”, afirmou Márcio Silveira.
Milho safrinha
A Agrotins 2021 100% Digital vai contar ainda com a inovação do incentivo ao cultivo do milho safrinha, mesmo em condições climáticas desfavoráveis, por meio da utilização de biofertilizantes a base de micro-organismos procariotos, capazes de fixar no solo o nitrogênio atmosférico para favorecer todas as condições agronômicas da planta. Um estudo com aplicabilidade desenvolvido pelo engenheiro agrônomo, doutor em Biologia Molecular e mestre em Entomologia Agrícola, Raimundo Wagner de Souza Andrade, pesquisador e professor da Universidade Federal do Tocantins. O cientista faz parte do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), apoiado pelo Governo do Tocantins por meio da Fapt.
Apicultura
O público também contará com uma Roda de Conversa sobre um estudo científico inédito que indica o uso de extrato de própolis para o tratamento de Covid-19. A pesquisa mostrou que a administração da substância em pessoas infectadas pode diminuir o tempo de internação e acelerar a recuperação se comparado aos que se submeteram ao tratamento convencional.
A Roda de Conversa ocorrerá no dia 16 de junho às 12h25, durante a programação ao vivo da Agrotins 2021 100% Digital, que tem como convidada a gerente de pesquisa Desenvolvimento e Inovação da empresa e Farmacêutica Responsável da Apis Flora, Andresa Berretta, que vai apresentar os resultados promissores do estudo. Conta ainda com a participação do doutor em Ciências Veterinárias, Claúdio Fernandes, que atua na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e também é pesquisador do extrato de própolis. O assunto tem como intermediadora, a médica veterinária e especialista em Comércio Exterior e Agente de Inovação e Difusão Tecnológica, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Érika Jardim.
Todos esses conteúdos estarão disponíveis no site oficial do evento www.agrotins.to.gov.br. Também está disponível no site institucional da Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (Fapt), www.to.gov.br/fapt, no link divulgação científica e no link de notícias, para consulta a qualquer momento, a fim de popularizar a ciência, tecnologia e inovação no Tocantins e, de certa forma, ajudar a todos os investidores do segmento da agricultura do Tocantins.