• Palmas - TO, 24.04.2024

  • Polícia
  • 03/05/21 15:39
  • Gildo Barbosa/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins implanta Núcleos de Atendimento da Polícia Civil e de Identificação em Abreulândia e Cristalândia

A entrega dos Núcleos de Identificação e de Atendimento da Polícia Civil em Cristalândia e Abreulândia, ocorreu nessa sexta-feira, 30. Isabele Rodrigues Franco emitiu seu documento de identidade, em Cristalândia, sua cidade de nascimento, ela foi a primeira cidadã a receber o atendimento. Isso só foi possível porque o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), lançou no início de abril, um edital de chamamento público aos municípios tocantinenses para implantação dos Núcleos.

Em razão da pandemia, em ambos os municípios, a entrega foi feita de forma simbólica pelo secretário da Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, a Superintendente da Polícia Científica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, a Delegada-Geral da Polícia Civil, e da diretora do Instituto, Naídes César Silva aos gestores e moradores locais.

Cristiano Sampaio, destacou que a instalação dos Núcleos é uma missão dada pelo Governo do Tocantins que tem como objetivo aproximar os serviços oferecidos pela segurança pública à toda população. “Estamos no caminho certo, a decisão do governador, Mauro Carlesse, em abrir postos nas 139 cidades do Tocantins e a parceria que estabelecemos com estes municípios, destaca o nosso compromisso em servir o cidadão e fazer o serviço público funcionar de forma acessível e com eficiência”. O secretário agradeceu ainda os parceiros que têm apoiado o projeto, destacando o apoio do Governo do Tocantins; do Senador, Eduardo Gomes e Deputados.

O Núcleo em Cristalândia é fruto de um Termo de Cooperação, celebrado entre a SSP-TO e o município e funcionará no prédio da prefeitura da cidade, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O prefeito de Cristalândia, Big Jow, destacou a felicidade em poder ter o serviço tão perto e mais acessível. Em suas palavras, agradeceu a visão humana do Governo do Tocantins e do secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio.

Abreulândia

O município que celebrou seus 28 anos nesse sábado, 1º, agradeceu o presente de aniversário. O prefeito de Abreulândia, Manoel Moura, também reconheceu o novo suporte. Agradeceu também o apoio da Polícia Civil e Militar no município e ressaltou que recebe os Núcleos da Polícia Civil e de Identificação em nome da população. Ambos vão funcionar no prédio do Batalhão da Polícia Militar, localizado na Rua Germiniano, S/N, centro, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas. No primeiro dia de funcionamento, foi feita a emissão de duas Carteiras de Identidade.

A Superintendente da Polícia Científica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, comemorou os avanços e a expansão Polícia Científica à sociedade. Ressaltando ainda que serviços disponibilizados, como o registro de Boletim de Ocorrência e emissão de Carteira de Identidade estão mais acessíveis à população.

Naídes César Silva comentou a importância dos Núcleos, ressaltando que agora a população não terá mais que se deslocar para ter acesso ao documento e ainda poderá emitir também o Atestado de Antecedentes Criminais.