• Palmas - TO, 13.04.2021

Na terça-feira, 30, o governador Carlesse também prorrogou, por mais 15 dias, o trabalho remoto (home office) para os servidores do Executivo Estadual

  • Política
  • 02/04/21 17:52
  • Nilson Chaves/Governo do Tocantins

Semana do governador Carlesse é marcada por ampliação do número de leitos de UTI-Covid e anúncio de vacinação das forças de segurança

Em um período em que a pandemia da Covid-19 está em ascensão em todo o país, inclusive no Tocantins, a semana do governador Mauro Carlesse foi marcada pelo anúncio da ampliação do número de leitos de UTI Covid em várias regiões do Estado. Além disso, o Chefe do Executivo também anunciou a vacinação dos profissionais das forças de segurança que compõe a linha de frente das ações de combate ao Coronavírus, entregou a prestação de contas do Estado, referente ao ano de 2020, fez vistoria em obras e se reuniu, de modo on-line, com mais de 900 servidores da Educação do Tocantins.

Mais leitos

A região do Vale do Araguaia, mais especificamente o município de Paraíso, vai receber 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, com a possibilidade de expansão para mais 10, totalizando 20.

A confirmação foi dada pelo governador Carlesse, ao deputado federal Osires Damaso, em reunião ocorrida nessa quarta-feira, 31. Acompanhado do secretário da Saúde, Edgar Tollini, o chefe do executivo confirmou que os leitos devem ser implantados em, no máximo, 30 dias.

Além de Paraíso, os municípios de Porto Nacional, Gurupi e Araguaína também estão sendo contemplados com mais leitos de UTI. O Governo do Tocantins assumiu o compromisso e está finalizando as obras de adequações dos futuros leitos de UTI Covid no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), uma obra de grande expectativa para ampliação da assistência prestada à população tocantinense durante a pandemia do novo Coronavírus. Os 10 leitos de UTI Covid de Porto Nacional irão somar aos 158 leitos de UTI Covid já em funcionamento no Estado.

Em Gurupi, a partir dessa quinta-feira, 1º de abril, a população passou a contar com mais dezesseis leitos de UTI Covid, no Hospital Regional de Gurupi (HRG), dentre os quais, os quatro últimos instalados e operacionalizados na quarta-feira, 31. As novas unidades estão sob responsabilidade da Organização Social Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) contratada para oferecer o serviço. Com a liberação dos novos leitos, o HRG passa a contar com 36 leitos de UTI Covid, conforme compromisso firmado pela Gestão Estadual, além de 18 leitos clínicos.

Em Araguaína, o Governo do Tocantins disponibilizou, a partir dessa quinta-feira, 1º de abril, mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas a pacientes acometidos pela Covid-19. Os leitos foram disponibilizados junto com os insumos, medicamentos e recursos humanos necessários para operacionalização. A partir dessa requisição, os usuários do SUS terão - a partir de agora - acesso a 20 leitos de UTI Covid.

Nestas circunstâncias, só em Araguaína, pelo SUS, estão em funcionamento 68 leitos de UTI Covid, sendo 62 adultos (17 no Hospital Regional de Araguaína (HRA); 10, no Hospital Municipal; 15 no Hospital Dom Orione; 20 no Instituto Sinai), além de 6 pediátricos (Hospital Municipal).

Com a disponibilização destes 10 novos leitos, o Tocantins contará com 172 leitos de UTI e 262 leitos clínicos exclusivos para pacientes infectados pelo novo Coronavírus.

Vacinação dos profissionais das forças de segurança

O governador Carlesse anunciou nesta sexta-feira, 2, que os profissionais que atuam nas forças de segurança em território tocantinense, inclusos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, receberão o imunizante a partir da próxima semana.

O Ministério da Saúde enviou 52 mil doses da vacina nesta sexta-feira. O governador Mauro Carlesse afirmou que 6% desse total será destinado para a vacinação das forças de segurança do Estado. “Faremos a distribuição dessas doses de forma proporcional aos grupos das forças de segurança listados como prioritários dentro da nota técnica do Ministério da Saúde.  Com isso, cada comando ou chefe de força irá indicar quem são os profissionais que estão na linha de frente e devem ser vacinados”, explicou.

Apoio a vacinação de profissionais da Educação

O governador Mauro Carlesse também está articulando com o Ministério da Saúde, a inclusão dos profissionais da Educação (professores, assistentes administrativos, merendeiras e vigias) no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

O Chefe do Executivo afirma que Educação é um pilar importante para o desenvolvimento da sociedade e o ensino presencial deve ser retomado o mais rápido possível e com segurança.

Prestação de Contas

Na segunda-feira, 29, o governador Carlesse entregou, em mãos, os relatórios das contas estaduais referentes ao ano de 2020, ao presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO), Napoleão Luz Sobrinho. O chefe do executivo estava acompanhado dos secretários da Fazenda, Sandro Henrique Armando; da Controladoria-Geral do Estado, Senivan Almeida de Arruda, e da Casa Civil, Rolf Vidal.

Na ocasião, o governador Carlesse destacou que o Estado está no caminho certo e que finalizou 2020 com um superávit. “Terminamos o ano com superávit, reduzimos mais de R$ 1 bilhão de passivos no Estado. Isso significa que todos estão fazendo o dever de casa. Estamos passando por uma pandemia e o Tocantins alcançou um dos melhores índices na LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal], de 45,27%. Estamos nos esforçando para que tudo isso seja refletido em desenvolvimento à população tocantinense, pois estamos em um momento delicado”, afirmou.

Obras Saúde

Na terça-feira, 30, o governador Carlesse vistoriou as obras de construção da Ala Pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP). A nova unidade vai possibilitar que o Tocantins dobre a capacidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIPed), passando de dez para 20 leitos dentro do HGP, e quase triplique a quantidade de leitos de enfermaria, que vai chegar a 88 leitos.

A Ala Pediátrica do HGP está sendo construída por meio de Termos de Cooperação Institucional firmados entre o Governo do Tocantins e o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos de Palmas (Itpac). O valor do investimento é de R$ 6.597.351,71, e a previsão de término da obra é de 60 dias.

Renovação do Trabalho Remoto e das Medidas de Combate à Covid-19

Ainda na terça-feira, 30, o governador Carlesse também prorrogou, por mais 15 dias, o trabalho remoto (home office) para os servidores do Executivo Estadual, e reforçou a necessidade de ações de enfrentamento à Covid-19 no Tocantins, como a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara, recomendações para os municípios, proibição de realização de eventos e reuniões de qualquer natureza; e a continuidade da Força-Tarefa Tolerância Zero, que tem atuado no sentido de impedir a realização de eventos ou fazer cessar aglomerações.

Encontro com educadores

A superação dos desafios e as conquistas para a área da Educação, mesmo em período de pandemia, foram os assuntos abordados durante um encontro virtual ocorrido nest na quarta-feira, 31, entre o governador Carlesse, a titular da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, e mais de 900 líderes educacionais do Estado, dentre os quais, diretores regionais de educação, técnicos das Regionais, diretores escolares e equipe da Seduc.

A continuidade das aulas de maneira remota e a entrega de mais de 300 mil kits de alimentação para os alunos, foram algumas das ações que contaram com a participação e colaboração dos servidores da Educação. O esforço foi reconhecido pelo governador Carlesse que afirmou ter o melhor time de educadores. “A nossa Educação tem os melhores diretores, os melhores professores e a prova disso é que os trabalhos não pararam, mesmo em um ano tão desafiador como foi o ano passado e como está sendo este”, afirmou.

No encontro, o governador Mauro Carlesse discutiu também demandas relacionadas à infraestrutura como entrega de novas escolas, projeto de climatização das escolas existentes e conclusão de obras paradas.

Regularização fundiária de imóveis urbanos

O governador Carlesse assinou nessa quarta-feira, 31, Medida Provisória (MP) que autoriza o Poder Executivo a promover a regularização fundiária, por meio de venda direta, em imóveis urbanos de propriedade do Estado do Tocantins. Em mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o Governador esclarece que a Lei nº 2.758, de 28 de agosto de 2013, autorizava o Poder Executivo a promover a regularização fundiária em imóveis localizados exclusivamente na área urbana de Palmas, e com as novas alterações, a norma passa a valer para todos os imóveis urbanos de propriedade do Estado, localizados em todos os demais municípios.