• Palmas - TO, 13.04.2021

Ferramentas auxiliarão gestores na tomada de decisões, sobretudo no que diz respeito às medidas restritivas ou de flexibilização da mobilidade dos palmenses

  • Cidades
  • 02/04/21 16:22

Prefeitura de Palmas apresenta nova versão do Coronômetro e lança o site Vacina Já

 

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) apresentou nesta quinta-feira, 1º de abril, a nova versão do Coronômetro, e anunciou o funcionamento do site Vacina Já, importantes ferramentas de acompanhamento situacional da Covid-19. O lançamento ocorreu durante bate-papo virtual entre a prefeita Cinthia Ribeiro e veículos de imprensa.

O Coronômetro já existia no site Plantão Coronavírus (coronavirus.palmas.to.gov.br) e esteve suspenso temporariamente para que fosse atualizado. “Baseado em indicadores epidemiológicos, o Coronômetro já nos auxilia na tomada de decisões internamente e agora ganha nova versão para otimizar o acesso a informações de toda a população”, disse a Prefeita, destacando que os dados serão atualizados diariamente. Ela reiterou ainda que todas as decisões são tomadas com bases nos indicadores epidemiológicos da população.

Na oportunidade, a Prefeita informou que estenderá o decreto Nª 2.014, até o próximo domingo, 04.  Cinthia também comentou sobre o próximo decreto que trará novas medidas sobre o funcionamento do comércio e demais serviços, bem como as medidas para auxiliar empreendimentos de pequeno porte e algumas atividades profissionais, durante a pandemia.

Conforme o presidente do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), e secretário executivo da Semus, Daniel Borini, a Coronômetro possibilita o acompanhamento da evolução do cenário epidemiológico e a capacidade de enfrentamento à doença. “Essa ferramenta norteia as intervenções a partir da avaliação das progressões dos indicadores, que são visualizados por fases. Vale lembrar que a ferramenta não é a única que tem auxiliado a gestão na tomada de decisões”, disse.

A classificação das fases do Coronômetro se dá pelas cores vermelho (alerta máximo), laranja (alerta), amarelo (controle), azul (controle) e verde (normal controlado), que podem ditar as medidas sanitárias para o funcionamento de segmentos do comércio de Palmas. 

A assessora técnica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) Gilian Cristina Barbosa, apresentou  os eixos da matriz de avaliação da Covid-19 que compõem o Coronômetro. Segundo ela, a ferramenta considera a capacidade instalada, que analisa a taxa diária de casos confirmados e suspeitos internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos nos últimos sete dias, e o cenário epidemiológico, que avalia a taxa de recuperação e a taxa de contaminação pelo vírus (R0).

Vacina Já

O hotsite Vacina Já detalha informações sobre as vacinas aplicadas em Palmas, público-alvo, remessas recebidas, quantidade de pessoas imunizadas (vacinômetro), recomendações para quem for ser vacinado e perguntas frequentes. A plataforma pode ser acessada pelo seguinte endereço vacinaja.palmas.to.gov.br.

Além de informar a população, a plataforma também auxilia profissionais da saúde na aplicação de doses, pois especifica as estratégias de vacinação e define o público-alvo de cada remessa de doses por meio dos informes técnicos disponíveis para download.