• Palmas - TO, 25.04.2024

  • Atividade Parlamentar
  • 13/02/21 21:28
  • Divulgação

Luana apresenta PL para tornar Pequi patrimônio cultural, gastronômico e ambiental do Tocantins

Após repercussão nacional, com a disputa pelo título do Pequi entre os estados de Goiás e Minas Gerais, a deputada estadual Luana Ribeiro apresentou durante sessão legislativa da última quarta-feira, 10, projeto de Lei que torna o Pequi Tocantinense patrimônio cultural, gastronômico e ambiental do Estado do Tocantins. 

A parlamentar ressaltou que o pequi faz parte da identidade cultural do Tocantins e está presente na mesa e na vida de grande parte dos tocantinenses. “Eu não tenho dúvida nenhuma que o Pequi é legitimamente tocantinense, está em cada praça, rua, em cada município do estado do Tocantins, inclusive temos uma cidade que se chama Pequizeiro”, afirmou. 

Conforme o projeto, essa é uma forma de reconhecer a importância do Pequi como símbolo tocantinense, já que o fruto é típico do estado, encontrado principalmente nas regiões central, sul e sudeste do Tocantins. Devido a grande importância para o Tocantins, o fruto originou o nome da cidade de Pequizeiro, localizada a 250 km de Palmas, em razão ao grande número de árvores de 'Pequi' que tinha na localidade e das diversas atividades que eram realizadas sob a sombra dos pequizeiros.