• Palmas - TO, 20.04.2024

  • Judiciário
  • 20/01/21 21:02
  • Divulgação

Judiciário tocantinense reforça vanguarda eletrônica com mais um salto nacional em TIC e novo parque tecnológico de segurança

Primeiro Tribunal 100% eletrônico do país, o Judiciário tocantinense recebeu nos últimos dois anos atenção especial da atual gestão para o incremento do seu aparato tecnológico, suporte fundamental para o aprimoramento das suas atividades judiciais e administrativas. E entre os resultados positivos dessas ações, está o novo salto Tecnologia da Informação e Comunicação apurado pelo Índice iGovTIC-JUD, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em setembro de 2020. 

O trabalho desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia de Informação (DTINF), com o apoio da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges), levou o Tribunal de Justiça (TJTO) a subir quatro posições na classificação geral em 2020 (da 58ª para 54ª), evolução também apurada na consulta por porte e segmento nos quais saltou, respectivamente, de 23º para 21º (entre 37) e de 19º para 17º lugares (entre 27).

O levantamento do CNJ apurou ainda que o TJTO ampliou de uma para três as dimensões nas quais alcançou o nível de excelência na comparação com 2019, mantendo o nível em “Sistemas, Integração e Nivelamento” (0,96), dentro do domínio Infraestrutura de TIC, resultado da aquisição de solução de videoconferência e implantação da Solução de Business Intelligence (B.I), entre outras ações levadas a efeito pela DTINF.

Vanguarda

Ao analisar os resultados no Índice iGovTIC-JUD, o presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, frisou: “Vanguarda no país quando se trata de processo eletrônico, nosso Judiciário tem a tecnologia da informação como um dos seus pilares fundamentais para o aprimoramento da prestação jurisdicional aos tocantinenses”. O desembargador ainda adiantou que o Judiciário faria novos investimentos no setor, para onde destinaria parte dos R$ 7 milhões economizados durante a pandemia da Covid-19.

Novo Parque Tecnológico

Na esteira das inovações promovidas pela atual gestão, outra medida de destaque foi a implantação do novo Parque Tecnológico de Segurança do Poder Judiciário. A operação foi realizada mediante parada técnica, amparada pelo Decreto Nº 555 e necessária para que a equipe da DTINF realizasse a atualização do parque de segurança computacional e, consequentemente,  a implantação dos novos firewalls, dentro do previsto no Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Petic 2016-2020).

Em linhas gerais, as ações passaram pelo mapeamento dos Processos de Governança e Gestão; gerenciamento de Serviços de TIC; atualização da Política de Segurança da Informação; normatização da Gestão de Riscos de Segurança de TIC; e Normativa de Gerenciamento de Serviços de TIC.

Videoconferências

Entre as outras várias medidas efetivadas pela Diretoria de Tecnologia de Informação, destaque para uma fundamental durante a pandemia, que foi a solução de videoconferência com capacidade para 150 conexões simultâneas e de gravação com capacidade de 60 gravações também simultâneas.

Foram viabilizados também os terminais e videoconferência para 70 salas de audiência; para 19 salas de depoimento nos presídios; para 8 salas de depoimento especial; para os gabinetes da Presidência, governador, corregedor-geral e diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantins (Esmat); e ainda para as salas de reuniões da DTINF e Tribunal.