• Palmas - TO, 18.10.2021

  • Opinião
  • 11/12/20 14:57
  • Jeeferson Ferrari

Professora aborda em livro a política pública municipal de fomento ao cooperativismo em Gurupi

Por Zacarias Martins

Pela Editora Dialética, de São Paulo, a professora gurupiense Kárita Carneiro Pereira Scotta, traz a lume a obra “Gestão Social e Políticas Públicas – Uma Análise da Política Pública de Fomento ao Cooperativismo em Âmbito Municipal”, fruto de uma pesquisa que analisa a política pública municipal de fomento ao cooperativismo, sob a perspectiva da gestão social.

Fomento do cooperativismo

Nessa pesquisa, a autora identificou as características da gestão social adotadas na construção e condução da política pública municipal de fomento ao cooperativismo e também os desafios com a propositura de diretrizes para uma gestão social na política pública de fomento ao cooperativismo no município de Gurupi.

Convergência dos interesses

De acordo com a autora, os dados coletados foram categorizados e submetidos à análise de conteúdo. “Portanto, vislumbrou a convergência dos interesses (gestão social e cooperativismo) com destaque de elementos que podem contribuir para a consolidação da política pública de fomento ao cooperativismo em Gurupi por meio da elaboração de diretrizes, objetivos e instrumentos capazes de desenvolver os critérios da gestão social na condução da política pública existente com propósitos de implantação de recursos humanos capacitados que visam a melhoria da qualidade de vida da população rural que vivem da agricultura familiar”, explicou a autora.

Credenciais da autora

Kárita Carneiro Pereira Scotta é mestra em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Direito pela Universidade de Rio Verde-GO (UNIRV). Tem experiência em gestão pública. Atualmente, é advogada, sócia e fundadora do Escritório Ribeiro & Pereira Advogadas Associadas. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e Professora Assistente da Universidade de Gurupi (UnirG).