Gaguim registra candidatura à presidência da Câmera dos Deputados
Com a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à Presidência da Câmara dos Deputados na tarde desta quinta-feira, 07, o deputado tocantinense Carlos Gaguim (PTN-TO) anunciou sua candidatura à presidência da Casa.
Novas eleições serão realizadas nesta terça-feira, 12, para eleger um novo presidente que comandará até fevereiro de 2017. Gaguim foi o segundo parlamentar a se candidatar à presidência. "Quero trabalhar para o Brasil sair dessa crise o mais rápido possível. Precisamos é trabalhar e votar as matérias relevantes para o nosso Brasil, porque os trabalhos estão praticamente parados aqui na Câmara”, afirmou o deputado federal.
A eleição será secreta e ocorrerá por meio do sistema eletrônico. Para que haja quórum para o pleito, a maioria dos deputados deve estar presente à sessão (257 dos 513 parlamentares). O novo presidente será eleito em primeiro turno caso obtenha a maioria absoluta dos votos, ou seja, se estiverem presentes 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 parlamentares.
Se nenhum candidato alcançar esse número, haverá um segundo turno entre os dois mais votados. Neste caso, bastará maioria simples dos votos para eleger o novo presidente da Câmara.