Justiça Eleitoral multa Laurez por outdoors irregulares em período vedado e determina retirada em dois dias
O juiz da 2ª Zona Eleitoral, Nilson Afonso da Silva, acatou uma representação feita pela Coligação Agora é a Hora, da candidata a prefeita Josi Nunes, e decidiu, nessa quinta-feira, 22, multar o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, por veiculação de outdoors irregulares em período vedado pela legislação eleitoral.
De acordo a representação, a coligação dos candidatos Gutierres Torquato e Eduardo Fortes, em conluio com o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, vem utilizando de forma incisiva as obras realizadas com recursos públicos, com clara finalidade de obter vantagem indevida perante o eleitorado de Gurupi, com potencial para desequilibrar a disputa.
“O atual prefeito de Gurupi está promovendo publicidade institucional em período vedado pela lei eleitoral, ao colocar outdoors e placas de obras por toda a cidade, infringindo o disposto no art. 73, VI, b, da Lei nº 9.504/97. Sustenta que os candidatos representados [Gutierres Torquato e Eduardo Fortes] têm sido beneficiados com esta conduta vedada, posto ser o prefeito atual apoiador e "cabo eleitoral" em suas campanhas, estando juntos na maioria das propagandas eleitorais”, diz trecho da representação.
A representação levou ao juiz imagens de outdoors que fazem publicidade institucional em período vedado, além de propaganda eleitoral irregular contida em rede social do candidato Gutierres Torquato.
Em sua decisão, o juiz eleitoral Nilson Afonso da Silva condenou o atual gestor municipal ao pagamento de multa. “Assim, considerando que foram demonstradas propagandas institucionais em 5 placas/outdoors e, que o gestor público não é candidato à reeleição, entendo cabível aplicação de multa ao representado Laurez da Rocha Moreira no valor de R$ 5.320,50”.
O juiz também determinou que o prefeito faça a retirada dos materiais no prazo de dois dias, fixando multa de R$ 5 mil/dia por placa/outdoor em caso de descumprimento da decisão, além de retirar demais propagandas institucionais por ventura existentes no site oficial do Município de Gurupi e perfis oficiais da prefeitura, com ressalva àquelas permitidas pela legislação eleitoral durante o período das eleições, até o término das eleições municipais 2020. (Confira a íntegra da decisão judicial)
Pesquisa jornal O Girassol
Josi Nunes, candidata a prefeita de Gurupi pela Coligação Agora é a Hora, segue em tendência de alta nas pesquisas e alcançou 43,67% no levantamento feito pelo Instituto O Girassol, ficando quase 8 pontos à frente do segundo colocado. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira, 23.
“A pesquisa confirma o que temos sentido nas ruas, em cada caminhada, em cada conversa que temos tido com as pessoas. O gurupiense quer uma Gestão que cuide das pessoas, que seja humana e que realize grandes obras e ações que melhorem suas vidas. Quero pedir aos nossos apoiadores que continuem levando nossa mensagem a um número cada vez maior de pessoas”, afirmou.
A sondagem de O Girassol ouviu 600 eleitores de Gurupi entre os dias 20 e 21 de outubro, tem nível de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número TO-02323/2020.
Outras 4 pesquisas também confirmam a liderança de Josi
Além da pesquisa O Girassol, outros quatro levantamentos divulgados nas últimas semanas também mostram a liderança de Josi Nunes e Gleydson Nato rumo à Prefeitura de Gurupi.
Na pesquisa do Instituto Big Data (15 de outubro), contratada pela Record TV, Josi lidera com 39% das intenções de voto; no levantamento feito pelo Instituto FC (18 de outubro) e publicado no site do Jornal Folha Capital (www.folhacapital.com.br), Josi está na liderança com 40%; já na pesquisa realizada pelo Instituto Promotion/Portal Stylo (19 de outubro) Josi aparece com 41,37%; e na Vópe/Primeira Página a candidata da Coligação Agora é a Hora tem 41%.