• Palmas - TO, 24.11.2020

  • Polícia
  • 22/10/20 12:28
  • Divulgação

Governo do Tocantins inicia 9ª fase da Operação Lockdown com 17 unidades selecionadas para recebimento de novos presos

Dando continuidade às ações de combate e prevenção à Covid-19 nas unidades penais do Tocantins, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça, deflagrou nesta quinta-feira, 22, a 9ª fase da Operação Lockdown nos presídios e cadeias públicas do Tocantins. Nesta etapa, 17 unidades distribuídas em oito regionais foram selecionadas para continuar recebendo novos presos.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins, Orleanes de Sousa Alves, explica que a iniciativa vem sendo adotada desde o início da pandemia causada pelo novo Coronavírus, como forma de proteger a saúde de servidores e pessoas privadas de liberdade. “Seguimos os trabalhos mediante o Plano de Ação e todas as providências em relação ao sistema penal nesse período foram tomadas seguindo orientações técnicas de profissionais de saúde, o que nos garantiu um cenário controlável diante dessa situação”, afirma.

A 9ª fase da Operação Lockdown no Sistema Penal tocantinense segue até o dia 23 de dezembro e as unidades penais selecionadas para esta etapa da iniciativa foram escolhidas devido suas condições e localização. Desde a 8ª fase da ação o número de regionais foi adequado, passando para oito regiões em que estão distribuídos os estabelecimentos penais, para melhorar ainda mais a logística, favorecendo também as demais forças de segurança do Estado.

Unidades 

As unidades que receberão ingressos no sistema na 9ª fase da Lockdown são as unidades prisionais (UP) de Araguatins (Unidade Regional) e  de Tocantinópolis, que compõem a Região 1; Casa de Prisão Provisória (CPP) de  Araguaína e Unidade Prisional Feminina (UPF) de Babaçulândia (Região 2); UP de Guaraí (Regional) e de Colinas, e UPF de Pedro Afonso (Região 3); CPP de Paraíso (Regional) e UP de Araguacema (Região 4); CPP de Palmas (Regional), CPP de Miracema, UPF Lajeado, UPF Palmas (Região 5); CPP Gurupi e UPF Talismã (Região 6);  CPP de Dianópolis (Região 7); e UP de Arraias (Região 8).