Operação integrada da PM com outros órgãos de segurança resulta em 26 apreensões de motocicletas e outros flagrantes em Palmas
A Polícia Militar (PM), por meio do 1° Batalhão da Capital, realizou nos dias 24 e 26, a operação denominada Fênix. Uma ação integrada entre PM, Polícia Civil, Guarda Metropolitana e Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) com o objetivo principal de abordar motocicletas com placas adulteradas de motos de leilão, em sua maioria indicadas pelo serviço de inteligência do 1º BPM e do Detran. A operação foi realizada em pontos diferentes da cidade e contou com o empenho de 15 policiais militares, 26 agentes de outros órgãos e 19 viaturas.
Ao final da operação, 20 motocicletas foram apreendidas por adulteração e 6 motocicletas apreendidas por motivos administrativos. Além disso, foram confeccionados 15 autos de Infração de Trânsito, sendo ainda realizados um flagrante de tráfico de drogas e um flagrante de direção sob efeito de bebida alcoólica.
As ações de caráter preventivo e educativo tiveram a finalidade de fazer com que as pessoas fiscalizadas agissem com mais prudência no trânsito a exemplo, de uma motocicleta que foi apreendida, transitando com quase R$ 88 mil em multa.
Durante a operação, policiais e agentes realizaram abordagens, especialmente de motocicletas, fizeram busca pessoal e apreensão de instrumentos e materiais usados na prática de delitos.
No dia 24, a operação durou cerca de 4 horas e os bloqueios foram montados nas regiões norte e sul da Capital. Já no dia 26, a operação se deu, em um primeiro momento, pelo patrulhamento ostensivo das viaturas dos órgãos envolvidos; e posteriormente, foram iniciadas as abordagens a veículos suspeitos.
Segundo o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel De Souza, os números mostram que a operação foi um sucesso. “Além de tirar de circulação drogas e pessoas em situação irregular, inibe a prática de delitos com uso de motocicletas”, pontuou.
A inspetora Letícia Bordin, superintendente da Guarda Metropolitana de Palmas, também ressalta o sucesso da operação deste fim de semana. "É uma honra, para a Guarda Metropolitana de Palmas, poder contribuir com as demais forças de segurança pela paz na nossa Capital", destacou.
De acordo com Valéria Oliveira, superintendente da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas, a ação reuniu as forças de segurança em prol de uma segurança viária maior. "As operações integradas otimizam a logística e os recursos e os resultados são sempre positivos", afirmou.
Matorama Pereira da Silva, gerente de fiscalização e segurança do Detran/TO, também destacou a importância das ações integradas envolvendo os órgãos de segurança pública, e reforça o propósito de estar sempre buscando a segurança viária, para que o cidadão de bem possa transitar tranquilamente pelas vias.