• Palmas - TO, 20.04.2024

Assistência Técnica do Ruraltins propiciou aumento de 40% nas produção local

  • Agronegócio
  • 03/08/20 12:41
  • Divulgação

Em Filadélfia, produtor investe no sistema agroflorestal e aumenta produtividade com assistência técnica do Governo do Tocantins

O Sistema Agroflorestal é uma das alternativas para o desenvolvimento da produção agrícola, na região norte do Tocantins. A prática consiste em plantios consorciados com culturas de ciclos mais longos, a exemplo das frutas, e as culturas anuais, como hortaliças e milho.

Na Fazenda Mara Rosa, localizada no município de Filadélfia, do agricultor Lyndon Johnson Araújo Medeiros, com a assistência técnica do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a diversidade produtiva garante o consumo da família e a venda no comércio local, feiras e nos programas institucionais do Governo, como o Programa de Aquisição de Alimentos e Alimentação Escolar.

De acordo com a engenheira agrônoma, Joelma Pontes Maia, do escritório local do Ruraltins, há três anos a fazenda faz parte das propriedades rurais assistidas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) na modalidade Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), o qual proporcionou a implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) no sistema agroflorestal, em uma área de 2 hectares, envolvendo plantio consorciado e a rotação de culturas.

“Na fazenda já existia um consórcio de frutas com hortaliças e mandioca irrigada, mas com muita deficiência quanto ao manejo correto do solo e pobreza de nutrientes. Em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura, visitamos o local e levantamos o diagnóstico da área e iniciamos a coleta de solo para análise. Mediante a interpretação dos dados, mostramos ao agricultor como aumentar a produção e diminuir os problemas com pragas e doenças, tendo os recursos naturais a seu favor.  Além disso, orientamos quanto a necessidade de melhorar a fertilidade do solo, indicando a correção certa para as novas culturas, assim como o tipo de irrigação ideal e onde cada cultura seria implantada dentro da área. Hoje a propriedade conta com uma produção significativa envolvendo o cultivo de  banana, cupuaçu, melancia, goiaba, tangerina, cajá, abóbora, acerola, melão, milho e mamão. E agora vamos entrar com o maracujá.  Sempre estamos fazendo a rotação de culturas para que a matéria orgânica produzida mantenha a cobertura do solo e o sistema seja cada vez mais produtivo”, avalia.

Conforme o produtor,  com o apoio do Ruraltins ele faz a adubação e a irrigação com mais eficiência e de forma sustentável  Com isso, o número de culturas e a produção de frutas aumentaram cerca de 40%. “Desde que a assistência técnica chegou aqui, por meio do Ruraltins, a condução do sistema melhorou muito, em termos de adubação e fertilidade do solo,  principalmente no plantio de abóbora e melancia. Animado com o resultado do Sistema Agroflorestal (SAF), entrei na área de avicultura e já implantei um aviário com mais de 400 aves para produção de carne e ovos. O município conta com o Selo de Inspeção Municipal e estou com o projeto pronto para instalar um abatedouro de aves e, assim, a gente vai evoluindo”,  pontua.

Sistemas Agroflorestais

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) têm como principal objetivo otimizar o uso da terra, conciliando a produção florestal com a produção de alimentos, recuperando a fertilidade do solo, permitindo a sucessão das colheitas o ano inteiro, mantendo a nutrição do solo.

Plano ABC

O Ruraltins conta com  60 técnicos capacitados continuamente e 38 Unidades de Referência Tecnológica (URT's) implantadas em 36 municípios, por meio do Plano ABC. O Tocantins é considerado referência nacional, no ABC, em função dos resultados alcançados e, ao longo dos anos, vem contribuindo para o desenvolvimento contínuo de uma agropecuária sustentável.

O Plano é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas tais como: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD);  Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Presença do Ruraltins

O Ruraltins, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), por meio dos escritórios locais, tem atuação e abrangência em todos os municípios tocantinenses. Essas unidades são coordenadas e supervisionadas por sete Escritórios Regionais, localizados nas cidades de Araguatins, Araguaína, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi e Taguatinga. O escritório central, sede da administração geral do órgão, está localizado em Palmas.

Atualmente, o órgão conta com  655 servidores, entre homens e mulheres que levam, direta e indiretamente, as boas práticas de produção agrícola, difundindo novas tecnologias, gerando renda e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.