• Palmas - TO, 20.04.2024

  • Cidades
  • 30/06/20 14:41
  • Dornil Sobrinho

Coronavírus: Prefeitura de Porto Nacional segue com as desinfecções nas UBSs e UPA do município

A Prefeitura Municipal de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Saúde, continua a desinfetar nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive dos Distritos de Luzimangues, Escola Brasil e Nova Pinheirópolis, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Um cuidado a mais para proteger a comunidade portuense, os profissionais da área e todas as pessoas que precisam dos serviços de saúde do Município. Uma medida de segurança e saúde pública, para combater o avanço do novo Coronavírus, responsável pela Covid-19. A ação é considerada prioritária e não tem data para ser finalizada.

A desinfecção é realizada por uma pulverizadora motorizada, adquirida pela Secretaria. Um técnico, devidamente paramentado e com EPIs adequados, manuseia o equipamento. A dissolução é de um litro de água sanitária para 10 litros de água. No total, 20 litros de solução desinfetante por pulverização.

Na UPA, a desinfecção acontecer três vezes ao dia, devido o fluxo de atendimento. Nas UBSs, apenas uma vez.

A Prefeitura Municipal já realizou a desinfecção em vários logradouros públicos da cidade, como em praças, ruas e avenidas.

Porto Nacional é um dos municípios do Tocantins que sai na frente no cuidado com a saúde pública. A comunidade reconhece e tem feito sua parte.

Desinfecção em Luzimangues

Em maio, as equipes de desinfecção da Secretaria Municipal da Saúde atuaram em alguns espaços públicos de Luzimangues, como as unidades de saúde (UBS e Unidade Mista de Saúde Portal do Lago), Subprefeitura e na Estação de Integração. Os profissionais pulverizaram todos os ambientes com hipoclorito de sódio (água sanitária).

Estavam com vestimenta adequada e EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. Preferencialmente, a medida aconteceu em pontos com maior circulação de pessoas.

Um outro equipamento pulverizador foi comprado só para os profissionais de desinfecção que atuam no Distrito.

Recomendações de desinfecção

A inativação do vírus pode ser alcançada após 1 minuto, com uso de desinfetantes como etanol a 70% ou hipoclorito de sódio (principal componente da água sanitária). Recomenda-se uso de álcool a 70% para desinfecção de equipamentos de uso comum, como termômetro e estetoscópio, ou pequenas áreas, e de hipoclorito de sódio a 0,5% para desinfecção de superfícies.

Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos desinfetantes domésticos contendo hipoclorito de sódio. Usar, preferencialmente, a água sanitária 2-2,5% – diluir uma parte de água sanitária (250 ml) para 3 partes de água (750ml), para obter 1 litro a 0,5% para desinfetar superfícies como pisos, azulejos, paredes, banheiros e cozinha. Se a superfície estiver suja deve ser limpa primeiramente com água e sabão ou detergente e após, ser realizada a desinfecção.

Cuidados com a água sanitária: a água sanitária (hipoclorito de sódio) é um desinfetante e alvejante que pode danificar tecidos (principalmente coloridos) e ser corrosiva com metais. Se usada em superfícies metálicas, deve-se enxaguá-la com água após o uso. A água sanitária pode causar irritação na pele, por isso deve-se utilizar luvas e realizar a limpeza, preferencialmente, com ambiente ventilado.