• Palmas - TO, 19.04.2024

As atividades serão desenvolvidas no Complexo Esportivo do Câmpus de Miracema

  • Esportes
  • 24/06/20 20:05
  • Divulgação

Curso de Educação Física da UFT é contemplado com o programa Academia & Futebol

Cento e cinquenta crianças e adolescente da cidade de Miracema serão beneficiadas com o programa Academia & Futebol do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Nacional de Esportes, por meio do curso de Educação Física da UFT, que foi contemplado para participar do programa. O trabalho terá duração de 24 meses, com um investimento de aproximadamente R$ 300 mil.

O coordenador do programa no âmbito da UFT, e também coordenador do curso de Educação Física de Miracema, professor Vitor Antônio Cerignoni Coelho, explica que o projeto irá oportunizar atividades de ensino, pesquisa e extensão na temática do Futebol. “Serão oferecidas atividades práticas da modalidade futebol para crianças e jovens de Miracema e região, além da coordenação de projetos de pesquisas e eventos acadêmicos sobre o futebol. O programa também irá fortalecer as ações e estruturas do curso de Educação Física, somado a conquista para o estado do Tocantins, em especial a região da cidade de Miracema”, comemora o professor.

A primeira etapa será de estruturação, com um investimento de aproximadamente 270 mil reais de recursos materiais para comprar equipamentos eletrônicos e de treinamento físico, além do investimento humano, com coordenação, professores de Educação Física, monitor de futebol e bolsista. Toda essa estrutura também beneficiará o curso de Educação Física, em Miracema.

Após a estruturação, o programa passará a atender crianças e jovens entre 6 e 17 anos de idade, duas vezes na semana, e, concomitantemente desenvolvendo pesquisas e eventos ao público interessado no assunto, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre futebol, futsal e direito do torcedor. Além disso, estão previstos a organização e execução de cursos e eventos científicos relacionados ao futebol, futsal e direito do torcedor.

As atividades serão realizadas nas dependências do curso, em Miracema, no Complexo Esportivo, localizado na Rodovia TO/342. O local possui sala de aulas, sala de professores, laboratórios de anatomia, fisiologia e práticas corporais, espaço para grupos de pesquisa, auditório para eventos, biblioteca, pista de atletismo, campo de futebol e ginásio poliesportivo coberto.

“A proposta de treinamento e vivências práticas oferecidas às crianças e adolescentes participantes do programa versará sobre os fundamentos da Pedagogia do Esporte da iniciação ao aperfeiçoamento, isto significa que as aulas serão baseadas em jogos esportivos coletivos (JEC’s), a partir do método situacional que privilegia as ações tático-tácnicas, habilidade e capacidades coordenativas e situações problemas presentes na execução e aprendizagem do futebol e futsal como esporte coletivo”, esclarece Coelho.

Saiba mais sobre o programa

O Programa Academia & Futebol (ver o site) busca garantir aos brasileiros o acesso a prática do futebol e futsal, bem como a fomentar a produção e difusão de conhecimentos sobre estas modalidades. Para isso, ele trabalha três pilares.

O primeiro refere-se a oferta de futebol, beach soccer e futsal a crianças e adolescentes de 06 aos 17 anos e pessoas entre 18 aos 23 anos.

O segundo é a estruturação e o apoio a centros de pesquisa em futebol, futsal e direitos dos torcedores. A ação visa fomentar a produção e difusão do conhecimento naquelas áreas.

O terceiro é a realização de cursos e eventos científicos sobre futebol, futsal e direitos do torcedor. A ideia é qualificar e ampliar a produção cientifica na área, bem como contribuir para a difusão do conhecimento e a formação continuada de profissionais para atuar na gestão e em outros setores do futebol e futsal.

No caso do Polo da UFT, o Programa Academia & Futebol terá como público alvo do projeto atender 150 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade do município de Miracema do Tocantins e região. Para isso, as turmas serão divididas da seguinte forma:

  • Turma A (futebol e futsal): meninos e meninas de 6 a 9 anos;
    Horário das 7h00 as 8h30 de segunda, quarta e sexta. Vagas: 38 crianças.
  • Turma B (futebol e futsal): meninos e meninas de 10 a 13 anos;
    Horário das 8h30 as 10h00 de segunda, quarta e sexta. Vagas: 38 crianças.
  • Turma C (futebol e futsal): meninos de 14 a 17 anos;
    Horário das 15h30 as 17h00 de segunda, quarta e sexta. Vagas: 37 adolescentes.
  • Turma D (futebol e futsal): meninas de 14 a 17 anos.
    Horário das 17h00 as 18h30 de segunda, quarta e sexta. Vagas: 37 adolescentes.
Inscrições

As inscrições das crianças e adolescentes vão ser realizadas por meio de formulário eletrônico, ou diretamente na Secretaria do Curso de Educação Física da UFT – Câmpus Miracema, a partir de setembro de 2020. Todos os detalhes serão divulgados amplamente mais perto da data.