• Palmas - TO, 01.10.2025

Deputado Valdemar Júnior (PMDB)

  • Política
  • 30/06/16 14:57
  • Clayton Cristus

Parlamentares criticam novo aumento de energia elétrica no Tocantins

O deputado Valdemar Júnior (PMDB) usou a tribuna na sessão matutina desta quarta-feira, dia 29, para questionar o aumento de 13,79% da energia elétrica no Tocantins autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O parlamentar se disse perplexo pelo fato de o Tocantins, enquanto produtor de energia, ter um aumento dessa monta, ao passo que São Paulo terá um desconto de 8% na tarifa de luz. “Não podemos aceitar que os Estados do Norte, grandes produtores de energia, paguem mais caro do que os Estados praticamente consumidores”, criticou.

Na mesma linha, Ricardo Ayres (PSB) anunciou a apresentação de um requerimento pedindo urgência ao Ministério Público Federal (MPF) na investigação do mais novo aumento permitido pela Agência Nacional. O acréscimo terá validade já a partir de segunda-feira, dia 4, sendo 13,79% para os consumidores residenciais e 9,99% para a indústria.