• Palmas - TO, 25.04.2024

  • Geral
  • 19/02/20 15:09
  • Divulgação

A Tocantins Placas investe em segurança e agilidade e está pronta para emplacar veículos no modelo Mercosul

O Tocantins já tem empresa preparada para fazer o emplacamento de veículos no modelo Mercosul. A Tocantins Placas investiu em maquinários de última geração e equipamentos específicos para estampar o novo modelo de placas, obrigatório para todo o Brasil. A empresa é a única do estado que cumpriu a resolução do CONTRAN e está credenciada ao DENATRAN desde 2018, quando começou a se preparar para o novo sistema de emplacamento. Atualmente é a única que já recebeu acesso ao sistema de dados do DENATRAN, se tornando a primeira empresa tocantinense autorizada a comprar insumos e estampar as placas veiculares no Tocantins no modelo Mercosul.

Como a Portaria do DETRAN TO nº 09/2020 foi publicada no último dia 11, prevendo a adesão ao modelo Mercosul, a Tocantins Placas se apressou em pedir o primeiro carregamento de placas de alumínio suficiente para atender a demanda do novo sistema por 30 dias.

Os equipamentos usados na produção das placas já estão instalados na capital e prontos para entrar em operação. Com alta tecnologia no processo de produção, as máquinas estampadoras são operadas por computadores, totalmente interligados ao sistema de dados do DETRAN e do DENATRAN, eliminando qualquer possibilidade de erro ou tentativa de fraude.

Para o diretor da Tocantins Placas, Fernando Faria, a segurança foi mais uma vez a prioridade: “Nos preocupamos em oferecer o melhor serviço, com o conforto, a agilidade e, sobretudo, com a segurança que os nossos clientes sempre buscam. Para isso, começamos a nos preparar ainda em 2018 e estamos prontos, só esperando o sistema entrar em operação no DETRAN/TO para sermos a primeira a estampar o modelo Mercosul no Tocantins.”

Para solicitar o emplacamento o consumidor deve se dirigir à Tocantins Placas, levando documentos do veículo e habilitação. Os valores pagos pelo serviço foram mantidos, mesmo com custos tendo ficado maiores para a empresa. 

O que muda para o consumidor:

Os itens de segurança foram modificados no novo modelo de placas e o lacre não será mais cobrado, pois deixou de ser usado. A previsão é de que o QR code seja o principal requisito de fiscalização e segurança das placas veiculares a partir de agora. Vale destacar que esse QR code é capaz de ser lido por qualquer pessoa e, usando os aplicativos ou softwares corretos, pode obter dados do veículo para o qual a placa foi confeccionada.

Estrutura no interior do Tocantins:

A Tocantins Placas está presente em 8 municípios tocantinenses e, dentro de 15 dias, estará com filiais em operação também em Araguaína e outras 6 cidades. A expansão atende à exigência prevista no Artigo 4º da Portaria 09/2020 do DETRAN/TO.

Segundo a portaria mencionada, a empresa credenciada deve manter estrutura nas cidades que possuem acima de 30 mil veículos, com produção e instalação das placas veiculares. Se encaixam nesta regra os municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional. Já as cidades que tem acima de 6 mil veículos na frota, deverão contar apenas com postos de instalação das placas, ficando a credenciada responsável pela logística.

A previsão é de que, no prazo de 15 dias, todas as unidades da Tocantins Placas já estejam operando no novo sistema. 

Quando instalar a nova placa:

Os veículos novos já vão receber a nova placa imediatamente. Já os veículos em circulação, emplacados no modelo antigo, vão precisar fazer a substituição quando solicitar ao DETRAN a trocar de município ou quando tiver problemas com as placas como furto, perca ou qualquer dano.