• Palmas - TO, 27.04.2024

Os alunos se entusiasmaram com as apresentações durante a culminância do Projeto Leitura Viva

  • Cidades
  • 27/11/19 21:36
  • Divulgação

Culminância do Projeto Leitura Viva movimenta escola do povoado de Palminha, em Tocantínia

 

A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação não tem medido esforços para oferecer à comunidade do município, uma educação pública de  qualidade, sempre disponibilizando  aos alunos da Rede  Municipal de Educação, uma vasta programação de conteúdos que estimulam o ensino-aprendizagem.

São vários os projetos colocados em prática no decorrer do ano envolvendo os alunos. Um desses projetos que vem se destacando é o Leitura Viva, de estímulo à leitura e produção textual, tendo, inclusiva, descoberto vários talentos entre os alunos.

Nesta terça-feira (26), por exemplo, pela manhã, aconteceu a culminância do Projeto Leitura Viva na Escola Municipal Ana Alves de Brito, localizada no Povoado Palminha, a 56 km da sede do município. Trata-se de uma escola   que é referência naquela comunidade.

A programação da culminância do Projeto Leitura Viva nessa escola foi bastante eclética, como afirmou a gestora da unidade escolar, Jaci Gomes Barros. Houve recital de poesias, que incluiu ainda, a produção de acrósticos pelos próprios alunos, além de apresentação de dança, capoeira, teatro e até desfile cultural.

Aluna do terceiro ano do Ensino Médio,  Andreany Gonçalves da Silva se destacou  ao representar, com maestria,  o tema do Projeto  Leitura viva, que abordou a questão da Consciência Negra.

Criatividade em destaque

Prestigiando o evento, o secretário de Educação do Município, André Goveia, disse que ficou encantado com o que viu, especialmente, a criatividade dos alunos na apresentação de seus trabalhos.

O secretário parabenizou tanto os alunos quanto aos professores pelo belo resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do ano e que chega agora, na sua culminância, com muito êxito.

André Goveia que além de   pedagogo é escritor, ainda se maravilhou com  a apresentação da aluna Rafaela da Costa Gomes,  do 5°ano ensino fundamental, que declamou  uma poesia  que está no seu segundo livro, intitulado de  Poesias da Vida.  A obra do secretário André reúne   uma seleção especial de belos textos poéticos e ganhou prefácio do imortal Zacarias Martins, da Academia Tocantinense de Letras.