• Palmas - TO, 29.09.2025

As inscrições para o Teste de Aptidão Física do Sistema Socioeducativo podem ser realizadas até dia de 31 de julho

  • Polícia
  • 23/07/19 16:08
  • Tom Lima/Governo do Tocantins

Inscrições abertas para o TAF do Sistema Socieducativo

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional e da Gerência do Sistema Socieducativo, ligada à Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, divulgou nesta segunda-feira, 22, o edital do Teste de Aptidão Física Socieducativo (TAF Socieducativo). O documento, publicado no Diário Oficial do Estado nº 5403, apresenta as normas e condutas acerca da aplicação do teste.

De acordo com o edital, poderão participar do TAF, servidores efetivos do Sistema Socieducativo que tenham no mínimo um ano de exercício na função.  O teste tem caráter classificatório para atuação no Grupo de Tático de Intervenção (GRTI) e em cursos operacionais institucionais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 deste mês, por meio do link, também disponível no edital.  

O Superintendente do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente, Gilberto da Costa Silva, explica que o TAF é realizado com objetivo de tornar justa a seleção de servidores para a participação em cursos de qualificação dentro do Sistema Socioeducativo. “Nós partimos do princípio que os servidores devem estar interessados e preparados para atuar no sistema. Dessa forma, o TAF vem para tornar mais justa a participação dos mesmos em cursos de capacitação”, ressaltou. 

TAF

A data prevista para realização do teste é no dia 15 de setembro e os candidatos devem se apresentar no local de prova, que ainda será definido, com meia de hora de antecedência, portando documento de identidade e atestado médico. A prova tem caráter classificatório e em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios, respectivamente: preferência pra o participante com idade mais elevada, maior tempo de serviço público e nota final no curso de formação profissional.

Grupo Tático de Intervenção

Além de selecionar os servidores para participarem dos cursos de qualificação no Sistema Socioeducativo, o TAF também tem intuito classificar os agentes para a composição do Grupo Tático de Intervenção (GRTI). O grupo será formado para atuar em momento de crises, de acordo com as normas vigentes para o sistema.  

(Ascom/Seciju)